[Valid Atom 1.0]

sábado, 19 de março de 2011

Obama confirma que EUA têm interesse no pré-sal brasileiro



19/03/2011 - 18h10


Publicidade

ANA FLOR
DE BRASÍLIA

Obama no Brasil O presidente Barack Obama citou a situação "instável" de países produtores de petróleo --como a Líbia, que foi alvo hoje de ataques da França e Reino Unido-- para dizer que os EUA têm interesse no pré-sal brasileiro.

Em seu último discurso em Brasília ontem, Obama falou a cerca de 400 empresários brasileiros e dos EUA.

Obama afirmou que os EUA querem ajudar a explorar o pré-sal e pretendem ser "um bom cliente" quando o Brasil decidir começar a vender o petróleo extraído das reservas.

"Como a instabilidade afeta o preço do petróleo em muitas partes do mundo, os EUA estarão felizes de ter o Brasil como fornecedor".

O discurso de Obama focou oportunidades e desafios do comércio entre os dois países. Ele participou da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, organizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília.

Segundo Obama, seu foco é "criar empregos em nossos países" e transformar as relações econômicas em uma relação em que ambos ganhem.

Ao falar do desenvolvimento "extraordinário" do Brasil nos últimos anos, Obama citou "o espírito empreendedor de muitos que estão nesta sala". Citou ainda dois ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso e Lula.

FHC participou do almoço oferecido pelo Brasil ao norte-americano e sentou na mesma mesa que Dilma e Obama. Lula, que tinha boas relações com Obama quando presidente e que chegou a ser chamado de "o cara" por Obama, não foi ao almoço. Outros ex-presidentes estavam presentes.

Obama afirmou que os Estados Unidos apóiam a elevação do Brasil como "potência global". Não falou, entretanto, no Conselho de Segurança, instância da ONU na qual o Brasil almeja um assento permanente.

Aos empresários americanos, Obama disse que vender para o Brasil é uma "estratégia de emprego", já que cria postos de trabalho nos EUA. Para os brasileiros, afirmou que representa "mais serviços e escolhas".

BRINCADEIRAS

Além de repetir a brincadeira de que "ainda dói" o Rio ter vencido Chicago na escolha da sede das Olimpíadas de 2016 --Chicago é cidade de Obama e seu berço político--, o presidente dos EUA brincou no discurso sobre o Carnaval e a Copa do Mundo.

Ele afirmou que "perdeu a festa" vindo ontem, uma vez que o Carnaval havia terminado. "Eu me preocuparia com a produtividade da minha equipe", disse ele sobre a festa.

Ao citar a intenção de os EUA participarem de obras de infraestrutura na Copa do Mundo, Obama citou que o Brasil venceu cinco vezes a competição. "Mas os Estados Unidos estão melhorando", afirmou.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: