[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Unicentro produz etanol a partir de bebidas doadas pela Receita Federal

www.aen.pr.gov.br

- 14/02/2011 15:27

Desde o final de 2010, um veículo (Logan) da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – Unicentro está circulando com etanol produzido pela instituição, a partir de destilados doados pelas secretarias regionais da Receita Federal.

“Atualmente estamos processando mil litros de licor alcoólico por semana, o que resulta em aproximadamente 200 litros de álcool etílico combustível”, revelou o professor Maico Cunha, responsável pelo projeto. Ele explicou também que, inicialmente, está sendo abastecido um único veículo com o etanol proveniente das bebidas, para avaliar questões como consumo e resposta do sistema de injeção do veículo. “Os resultados até o momento são muito promissores e em breve esperamos atender outros veículos da universidade”, afirmou.

Cunha destacou que o teor de álcool nas bebidas varia de 4% a 40% em grande parte dos lotes processados. “Empregamos um processo físico-químico de destilação contínua em um sistema de colunas de destilação fracionada. É um processo semelhante ao utilizado em grandes usinas de álcool, mas que foi adaptado às nossas necessidades”, disse.

Além da produção de combustível, a universidade também está produzindo álcool para limpeza, álcool em gel e matéria prima para o Laboratório de Produtos.



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: