Caso o documento não chegue, é necessário tirar a segunda via.
Segundo a Prefeitura, 11% dos contribuintes estão inadimplentes.
O prazo para que a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) chegue até a casa de todos os contribuintes na capital paulista termina nesta terça-feira (15). Quem não receber o carnê até a data limite precisa ir à Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças, à subprefeitura mais próxima (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h) ou entrar no site da Prefeitura para emitir a segunda via.
Para requerer a segunda via no site, basta usar o número do contribuinte que vem no IPTU. Nos postos de atendimento, é necessário levar o comprovante de endereço. Não é preciso ser o dono do imóvel para fazer o pedido do documento. O serviço é gratuito.
Até sexta, 80% dos boletos haviam sido entregues, de acordo com a administração municipal. Dos 3 milhões de contribuintes da cidade, 1 milhão são isentos, ou seja, não precisam pagar o imposto, e 11% estão inadimplentes.
De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, este é o período do ano em que o movimento nos pontos de atendimento das subprefeituras é maior porque há muita procura justamente para esclarecer dúvidas e resolver problemas relacionados ao IPTU. O aumento da procura é de cerca de 30% nos três primeiros meses do ano.
Para o atendimento, recomenda-se que o contribuinte leve sempre os documentos pessoais (CPF e RG), a última notificação do IPTU e documentos relativos ao imóvel (título de propriedade, contrato, planta ou croqui da construção, documento de regularidade).
Isenção
São isentos de pagamento os imóveis comerciais com valor venal até R$ 73.850 - com exceção de estacionamentos e garagens - e os residenciais até R$ 97.587 - o cadastro deve estar atualizado.
Outros perfis também podem adquirir a isenção. É preciso se enquadrar em alguns critérios: ser aposentado ou pensionista do INSS, residir no imóvel, ter só um imóvel na cidade de São Paulo ou ganhar até três salários mínimos.
Quem perdeu o imóvel com as enchentes do ano passado ou teve prejuízos com perda de alimentos, móveis e eletrodomésticos também tem direito ao benefício. O contribuinte deverá pedir a isenção do IPTU na subprefeitura do bairro, que é a responsável pela identificação da ocorrência das enchentes e dos imóveis afetados.
Pagamento
Quem optar por fazer o pagamento à vista terá desconto de 6% sobre o imposto pago. O abatimento é válido até a data de vencimento da primeira parcela. A outra opção é o pagamento em dez prestações iguais e mensais. Após o vencimento, a multa é de 0,33% ao dia, limitada a 20% de atualização monetária e de juros moratórios de 1% ao mês.
Há também a possibilidade de se optar pelo débito automático das prestações em conta corrente. Para isso, o contribuinte deve quitar a primeira parcela do IPTU, preencher a autorização que vem junto com a Notificação de Lançamento, e entregá-la em um dos seguintes bancos: Itaú, Bradesco, ABN Amro Real, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Nossa Caixa, Safra, Santander e Unibanco.
Serviço:
Praça de Atendimento da Secretaria de Finanças
Vale do Anhangabaú, 206 – Ao lado da Galeria Prestes Maia
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
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