[Valid Atom 1.0]

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Operacionais da ETA planeavam atentado iminente

A unidade operacional da ETA que se encontrava instalada numa vivenda nos arredores de Óbidos teria em vista um atentado para os tempos mais próximos. Quem o garante é o ministro espanhol do Interior. Alfredo Perez Rubalcaba falou este domingo de 300 kg de explosivos preparados para um atentado "iminente".

De acordo com este governante espanhol, os dois comandos do grupo separatista basco tinham preparada uma mistura explosiva que deveria ser utilizada num atentado "em breve". Rubalcaba sustenta a teoria de uma "acção eminente do grupo terrorista" explicando que a mistura dos componentes destinados a um atentado se faz imediatamente antes da utilização, já que ao fim de pouco tempo estes perdem eficácia. As declarações do ministro espanhol do Interior foram registadas pela agência noticiosa EFE antes de Alfredo Perez Rubalcaba viajar para a capital do Senegal, Dakar, onde deverá participar na conferência ministerial sobre a luta contra o tráfico ilegal de estupefacientes.
No início do mês, uma operação desenvolvida por forças policiais portuguesas próximo de Óbidos permitiu desmantelar uma unidade da ETA em Portugal, tendo sido encontrados na vivenda que servia de refúgio a dois operacionais etarras uma grande quantidade de material explosivo e outros componentes destinados ao fabrico de bombas.

ETA envolvida no tráfico de cocaína com a Colômbia
Também hoje, a organização separatista viu-se confrontada com a acusação de estar envolvida no narcotráfico com laços a criminosos colombianos, mantendo uma rede que passa por Portugal.
A denúncia foi feita pelo jornalista e escritor escritor italiano Roberto Saviano. Em entrevista que surge na edição deste domingo do diário espanhol El Mundo, Roberto Saviano - que tem a cabeça a prémio desde que editou um livro sobre a Camorra, a máfia napolitana - sustenta que a ETA utiliza o expediente do tráfico de droga para garantir fundos destinados a, por um lado, sustentar as famílias dos etarras, e, por outro, por um lado, comprar armas.
"Os membros da ETA compram cocaína aos narcotraficantes colombianos, transportam-na para Portugal e, finalmente, para o País Basco", garante o jornalista, para acrescentar que a rede em que estão envolvidos os independentistas bascos inclui as máfias italianas e a guerrilha colombiana das FARC.

por Paulo Alexandre Amaral, RTP actualizado às 22:20 - 14 Fevereiro '10




ETA preparava "atentado iminente"
REVELA MINISTRO ESPANHOL DO INTERIOR

O ministro espanhol do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba, referiu este domingo, antes de iniciar uma visita ao Senegal, que o comando da ETA que ocupava a vivenda em Óbidos preparava um "atentado iminente", uma vez que "300 quilos de explosivos estavam preparados para uma ação próxima".
Foi a 5 de fevereiro que a polícia portuguesa encontrou os engenhos explosivos na referida vivenda. Quase um mês antes, a 10 janeiro, dois alegados membros da organização separatista basca,  os espanhóis Garikoitz García Arrieta e Iratxe Yáñez Ortiz de Barron haviam sido detidos em Torre de Moncorvo.
Sulamérica Trânsito












LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters