[Valid Atom 1.0]

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Líder máximo do grupo ETA é detido na França



Plantão | Publicada em 28/02/2010

Reuters/Brasil Online

MADRI (Reuters) - Três membros do grupo ETA, incluindo o chefe de seu aparato militar, foram detidos na localidade francesa de Cahan, na Normandia, segundo informou neste domingo o Ministério do Interior da Espanha.

Ibon Gogeascoechea, considerado pelas autoridades o líder máximo da organização armada, estava foragido desde 1997 e era integrante do chamado K-KATTU, núcleo do ETA que pretendia desfechar um atentado na inauguração do Museu Guggenheim, de Bilbao, no País Basco, da qual iam participar o rei e a rainha da Espanha.

Os outros dois detidos são Beinat Aguinagalde - suposto autor dos assassinatos do vereador socialista Isaías Carrasco e do empresário Iñaki Uría - e Gregorio Jiménez, membro do comando encarregado do transporte dos foguetes que o grupo pretendia usar contra o ex-primeiro-ministro espanhol José María Aznar.

A operação de captura foi realizada pela Guarda Civil da Espanha e a polícia francesa em uma residência rural da localidade normanda, segundo o ministério. As autoridades espanholas informaram ainda que a casa tinha sido alugada com documentos falsos e seus moradores tinham um veículo com placas frias.

Na revista da casa e do veículo foram encontradas três armas curtas, documentos e material de informática.

Gogeascoechea, de 55 anos, estava na organização havia 13 anos e vivia clandestinamente na França, onde se consolidou como responsável pelo aparato militar e líder máximo depois de sucessivas prisões dos dirigentes anteriores do ETA, Garikoitz Aspiazu, Aitzol Iriondo e Jurdan Martitegui, realizadas no período de um ano e meio.

A cooperação das autoridades da França e Portugal com a Espanha resultou um total de 30 prisões de supostos membros do ETA desde 1o de janeiro de 2010, de acordo com dados do ministério. Segundo o ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, essas detenções enfraqueceram o grupo.

(Reportagem de Raquel Castillo)







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters