[Valid Atom 1.0]

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cidades brasileiras sentem tremores



No Chile, muitos brasileiros encontram dificuldades para dar notícias a parentes daqui

Santiago - O terremoto de 8,8 graus na escala Richter foi sentido também em alguns locais no Brasil, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Bombeiros e a Defesa Civil de alguns bairros das cidades de São Paulo e de Cascavel (PR) receberam centenas de chamadas de moradores assustados com tremores. Na capital paulista, durante a madrugada, lustres e móveis de algumas residências e estabelecimentos sentiram a réplica do tremor originado próximo à costa chilena. No entanto, não foi registrado nenhum dano nem vítima nas cidades.

Durante a madrugada e por todo o sábado os turistas brasileiros que visitam o Chile sofreram para dar notícias aos familiares que estão aqui. A estudante brasiliense de arquitetura Natalia Leite, de 21 anos, sentiu três vezes os tremores em Viña Del Mar, cidade litorânea do Chile. No albergue que ela e uma amiga estão hospedadas faltou luz e o telefone não funcionou durante boa parte do dia. A comunicação, depois de algumas horas de tensão, foi através de uma outra hóspede dinamarquesa, que enviou e-mail aos pais, depois repassado a familiares das brasileiras. “O clima na cidade é de catástrofe”, relata ela.

Filha de uma brasileira e de um chileno, a professora Andrea Corthorn, 27 anos, que há três meses voltou a morar em Santiago, contou à mãe como foi apreensiva a madrugada no Chile. “Ela estava sozinha em casa e precisou deixar o apartamento às pressas. Fora do prédio, dezenas de vizinhos já esperavam a hora de voltar para casa”, contou a mãe de Andrea, Leny Hein, que passou horas de pânico até conseguir falar com filha, por voltas das 14h30 de sábado. “Quando soube do terremoto, fiquei muito preocupada, ainda mais porque o telefone dela estava desligado. Só relaxei quando ela disse que estava bem e que havia falado com minha outra filha, que está em uma cidade mais distante".

EX-PREFEITO VAI AO PAÍS NO FERIADO

Casado há 40 anos com a chilena Mariangeles, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia disse que não mudou os planos de ir ao Chile na Semana Santa. Maia contou que acompanhou as notícias “diretamente” desde a madrugada e está tudo bem com a família da esposa. “A população está muito assustada com os 40 terremotos grau 5 que vieram como desdobramento. E mais ainda com o anúncio de tsunami finalmente confirmado no Havaí”, escreveu no e-mail Cesar Maia.

O governo informou que 12 mil brasileiros vivem no Chile. Não há notícia de vítimas entre esses. O Itamaraty disponibilizou três telefones para atendimento: (61) 3411-8804, (61) 3411-8805 e (61) 8197-2284.







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters