[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Formado em universidade pública pode ser obrigado a prestar serviço comunitário

  • Valter Pereira (PMDB - MS)


Foto do Senador
Valter Pereira de Oliveira

Aniversário: 03/12

Naturalidade:
Campo Grande (MS)

Ala Senador Afonso Arinos, gab. 11

Tel.:(61) 3303-2222/2224
Fax: (61) 3303-1750
Correio:
valterpereira@senador.gov.br
A página abaixo é de
responsabilidade do
gabinete do senador.


clique para acessar a página pessoal do senador
Legislatura atual

Agência Senado - 10/01/2010 - 15h18

O senador Valter Pereira (PMDB-MS), autor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 47/09, pretende obrigar universitários recém-formados em cursos gratuitos (GRATUITOS UMA OVA! PAGO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, PORTANTO PAGO POR QUEM CURSA E TODOS OS PARENTES , AMIGOS, CONHECIDOS E ETC...) a prestarem serviços à comunidade ou contribuir financeiramente. A PEC já obteve parecer favorável do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) e está pronta para entrar na pauta de votação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

A PEC também alcança os formandos de pós-graduação de universidades públicas, que ficariam sujeitos às mesmas obrigações de prestar serviços à comunidade na área da sua habilitação profissional ou pagar ao ente federado (União, estado ou município) responsável pelo financiamento do curso. Neste último caso, o dinheiro seria utilizado prioritariamente na expansão de vagas na universidade gratuita.

Walter Pereira justificou sua proposta assinalando que, diante do "fenômeno universal" da urbanização e da complexidade do trabalho na sociedade, aumentou o número de jovens que se candidatam a cursar universidades. Para o senador, os cidadãos não são tratados igualmente em relação à oportunidade de ingressar no ensino superior.

“Uns fazem seus cursos de forma totalmente gratuita, nas universidades públicas, financiados pelos impostos pagos por todos; outros obtêm uma gratuidadeintegral ou parcial em instituições privadas, sustentada por isenção de tributos que poderiam beneficiar a todos; e os que recebem financiamentos são obrigados, no futuro, a ressarcir os gastos federais que representam somas consideráveis da receita das instituições privadas”, observou.

Pereira disse que quer promover um ato de justiça, dando a oportunidade aos formandos de universidades públicas de "retribuir à apropriação por eles efetuada dos recursos de impostos pagos por todos que financiaram sua formação".

Em seu parecer, Wellington Salgado salienta a "grita" de autoridades e prefeitos carentes sobre a dificuldade de conseguir a dedicação de profissionais formados em diversas áreas demandadas pela população. Ele disse que essa carência seria suprida se os milhares de profissionais formados em universidades públicas fossem obrigados a prestar serviço comunitário em sua área de especialidade.

“Não se trata, absolutamente, a nosso ver, de limitar a gratuidade da educação superior. É sabido que as universidades e os outros institutos federais são custeados pela receita de tributos, todas oriundas da população. Acontece hoje que todos pagam, mas poucos se beneficiam, em razão da limitação da receita e dos altos custos do ensino superior”, concluiu.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters