[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SIP condena impunidade no Brasil


Instituição internacional de defesa da imprensa fez um chamado ao presidente Lula, pedindo que a Justiça se cumpra no caso do assassinato do jornalista Manoel Leal de Oliveira.

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) fez um chamado público ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, solicitando sua intervenção para que a Justiça avance na investigação sobre a morte do jornalista Manoel Leal de Oliveira, assassinado na Bahia em 14 de janeiro de 1998.

Depois de uma investigação da SIP e na instância da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), pela primeira vez o governo de um estado brasileiro admitiu, em setembro deste ano, sua responsabilidade no crime contra Leal de Oliveira.

Resta que a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia aprove até uma indenização aos familiares e a Justiça reabra o caso até que os culpados sejam punidos.

A SIP desenvolve a campanha continental "Acabemos com a Impunidade" para que não fiquem sem punição os mais de 350 crimes contra jornalistas perpetrados nos últimos 22 anos, além de uma dezena de desaparecidos. Com este objetivo, em várias oportunidades a instituição tem recorrido à CIDH para denunciar casos impunes.

Anúncios publicitários interativos são publicados em cerca de 400 meios impressos e eletrônicos do hemisfério, convidando a comunidade a aderir através da página www.impunidad.com, onde podem assinar uma carta dirigida ao Presidente Lula da Silva. A iniciativa conta com o apoio financeiro da Fundação John S. y James L. Knight.

*Com informações da InterAmerican Press Association

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters