A secretária-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou ontem (28) que, nos próximos doze meses, a OMS vai oferecer 200 milhões de vacina contra gripe A (H1N1) aos países do terceiro mundo para prevenir a disseminação do vírus na estação de alto risco de surto de gripe.
O compromisso foi feito por Margaret em coletiva de imprensa realizada em Havana, Cuba. Ela indicou que, apesar da capacidade limitada de produção de vacina contra gripe A, a OMS já contatou os países e fabricantes através da ONU para receber as vacinas gratuitamente. Os fabricantes concordaram em doar 200 milhões de vacinas no próximo ano, que serão distribuídas pela OMS a mais de cem países do terceiro mundo.
Margaret Chan chegou no dia 24 a Cuba, iniciando sua visita ao país. Durante a viagem, ela elogiou o eficiente trabalho de prevenção e controle da gripe feito pelo país e considerou preciosas as experiências no estabelecimento do sistema de assistência médica e de saúde Sphere: Related Content