[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Governo argentino dará ajuda financeira a pais de família desempregados


ANSA
BUENOS AIRES, 29 OUT (ANSA) - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, afirmou hoje que o governo passará a conceder um auxílio mensal de 180 pesos (cerca de R$ 90) a filhos de pais desempregados ou que trabalhem de maneira informal.

O benefício será limitado a até cinco crianças por família, sempre com idade inferior a 18 anos. Segundo Cristina, trata-se de "um dos instrumentos salariais mais efetivos e justos" para distribuir renda.

Os menores devem cursar regularmente o ciclo escolar para que a família tenha acesso ao dinheiro. Para crianças com até cinco anos, é exigido que as vacinações estejam em dia.

O programa foi apresentado por Cristina na Casa Rosada, sede do governo, em Buenos Aires. O ato foi acompanhado por seu gabinete de ministros, sindicalistas, assessores e representantes de movimentos sociais.

Para a mandatária, a distribuição da ajuda "não levará ao fim da pobreza, mas acreditamos que pode representar um paliativo para setores que ainda não têm possibilidade de [obter] um trabalho decente". "Se dissesse que com isso colocaremos fim à pobreza, seria hipocrisia e cinismo", complementou.

O programa custará aos cofres públicos cerca de 9,9 bilhões de pesos, recursos que sairão da Administração Nacional de Segurança Social (Anses), que recentemente incorporou o dinheiro depositado em fundos de pensão e aposentadoria privados. Todas as famílias que residem na Argentina poderão ter acesso ao auxílio caso se enquadrem nas pré-condições.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters