[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Gripe suína fecha creche, escolas e Apae em cidade do Paraná


Plantão | Publicada em 28/10/2009 às 13h02m

Portal RPC

CURITIBA - Depois de confirmar 13 casos de gripe A e outras 60 notificações da doença nos últimos dias, a prefeitura de Iguaraçu, no Paraná, decidiu fechar instituições municipais de ensino público. Uma escola, uma pré-escola, uma creche e a unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) não estão recebendo os alunos. A decisão de fechar as instituições partiu depois de uma reunião, nesta terça, entre autoridades de saúde que discutiram o aumento do número de casos da nova gripe e a morte de um homem de 35 anos, causada por complicações provocadas pela doença.

A escola municipal já estava fechada há uma semana como medida preventiva, mas vai permanecer com as portas trancadas por mais sete dias. As instituições que tiveram as atividades paralisadas nesta terça vão permanecer por 15 dias sem aulas. A cidade tem apenas 3,8 mil habitantes, e fica a 30 quilômetros de Maringá. Apenas uma escola estadual continua operando.

Representantes da 15.ª Regional de Saúde, da Secretaria de Saúde Municipal e da Defesa Civil compareceram à reunião e discutiram planos de ação para combater a proliferação da gripe A na cidade. Mesmo com o término do tempo frio e a chegada da primavera, casos da nova gripe continuam acontecendo. "Houve um relaxamento da população e tivemos esse aumento de casos. Agora temos que cuidar disso", disse o coordenador de controle interno de Iguaraçu, João Maria Catocci. No início desta semana, um homem que estava internado morreu depois de complicações de saúde causadas pela gripe A.

Na região de Maringá, que compreende a área de atuação da 15.ª Regional de Saúde 21 mortes já foram confirmadas. Só em Maringá 13 óbtos foram confirmados. Ainda 14 pessoas permanecem internadas, sendo duas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Cinco mortes e quase 3 mil novos casos de gripe A H1N1 foram confirmados no Paraná nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De acordo com o boletim epidemiológico número 70, já chega a 23.556 os casos da nova gripe no Paraná. No total, 274 pessoas morreram. As mortes ocorreram nas regionais de saúde de Curitiba, Guarapuava, Umuarama, Cianorte e Paranavaí

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters