[Valid Atom 1.0]

terça-feira, 7 de abril de 2009

Mônica Bergamo: Conselho rejeita projeto de Niemeyer para prédio do Detran em SP

Um projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer para a reforma do prédio do Detran em São Paulo, que passará a abrigar o MAC (Museu de Arte Contemporânea), foi rejeitado por causa de "custos elevados" e "impactos negativos", informa a coluna Mônica Bergamo, publicada na edição desta terça-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a coluna, a avaliação do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio) é de que o novo projeto levaria "à descaracterização de uma obra ímpar", desenhada, na década de 50, pelo próprio Niemeyer.

O arquiteto e seus funcionários ficaram surpresos com a avaliação.

O Conpresp foi criado em dezembro de 1985 como um órgão colegiado de assessoramento cultural ligado à estrutura da Secretaria Municipal de Cultura. Suas atribuições são, por exemplo, deliberar sobre o tombamento de bens móveis e imóveis e formular diretrizes que visem a preservação e a valorização dos bens culturais.

Em fevereiro deste ano, Niemeyer abandonou o projeto de construção da praça da Soberania, em Brasília, após o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Distrito Federal informar que o projeto violava as normas do tombamento da cidade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: