[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 16 de março de 2009

Volkswagen mostra carro que estaciona sozinho


Sistema de sensores identifica espaço para manobra.
Veículo pode ser controlado pelo controle remoto.

Do G1, em São Paulo


Uma das novidades daa Feira de Negócios e Congresso de Tecnologias Sustentáveis, que terminou no domingo (15), em São Paulo, foi o sistema apresentado pela Volkswagen que permite que ao carro estacionar sozinho, sem motorista. O sistema foi instalado em um Passat Variant e recebeu o nome de "Paul". Nele, o motorista, de fora do veículo, aciona o controle remoto embutido na chave, e vê o seu carro estacionar sozinho.



O carro tem sistemas de câmeras que analisam ao redor pelos retrovisores e calculam o caminho e espaço ideal para estacionar. Depois de estacionado, o motor é desligado automaticamente, e as portas são travadas.

Segundo a Volkswagen, o monitor do sistema de navegação identifica a vaga disponível no estacionamento. Em seguida, o motorista pode colocar o câmbio automático na posição "P" (parking) e descer do carro. Ao acionar o controle remoto, os sensores ajudam a levar o veículo para a vaga. Se preferir, o motorista pode ficar dentro do carro.

Além dos sensores ultrassônicos do sistema, a operação é monitorada por duas câmeras adicionais na dianteira e traseira do veículo, podendo interrompê-la em caso de necessidade. O motorista também pode utilizar o controle remoto para interromper a manobra a qualquer momento.

A Volkswagen esclarece que o sistema ainda está em fase de testes e não há previsão de quando será colocado em produção em série.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: