[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 16 de março de 2009

Clodovil tem parada cardíaca de 5 minutos, diz hospital


16 de março de 2009 • 17h57 • atualizado às 18h29

Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Clodovil Hernandes está em coma após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)
16 de março de 2009
José Cruz/Agência Brasil

Laryssa Borges

Direto de Brasília


Os médicos Allan Ricardo Coutinho Ferreira e Benicio Oton de Lima anunciaram na tarde desta segunda-feira que o deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP) teve uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos por volta das 14h15, mas foi reanimado pela equipe médica.

Em coma profundo, o parlamentar corre o risco de ficar em estado vegetativo, avaliam os médicos do Hospital Santa Lúcia, onde o deputado está internado desde as 8h17, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC). "O risco de seqüela é muito alto, capaz de não tocar uma vida útil. Possivelmente (ficará sem falar e andar)", explicou Benicio Oton de Lima.

Clodovil está sendo medicado, respira com a ajuda de aparelhos, mas não responde aos estímulos. "O exame neurológico piorou mais", completou Ferreira. "Peço a Deus que não tenha nenhuma intercorrência e que ele possa ter uma vida, apesar de os fatores trabalharem contra a gente".

"As chances de vir a acontecer o pior são altas. Ele está muito grave e em coma profundo", observou Ferreira.

"O que define a gravidade é o potencial de risco à vida. Esse risco pode acontecer a qualquer momento. Quer dizer que vai acontecer? Não (necessariamente). O quadro é muito grave. A hemorragia é muito extensa. Ele (pode) sair com vida, mas a taxa de mortalidade é muito alta", explicou o neurocirurgião Benicio Oton de Lima.

Na Escala Glasgow, que vai de três a 15 e mede o nível de consciência do paciente, o estado de Clodovil quando chegou ao hospital era qualificado como cinco. Quanto menor o número, mais grave é a situação do paciente. Nesta tarde, o parlamentar atingiu o patamar três.

Solidariedade
Assim que soube do estado de saúde do deputado, a diretora de televisão Marlene Mattos telefonou para o chefe de gabinete para saber notícias. Ao longo do dia, também mantiveram contato para se inteirar do quadro clínico de Clodovil o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arnaldo Versiani, que julgou um processo contra o parlamentar, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

"Ele não mantém contato com familiares. Está distanciado de todos. Os assessores têm sido como familiares", explicou a assessoria do deputado.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: