[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 16 de março de 2009

Tremor de terra é registrado em Itaúna, em Minas Gerais


Rayder Bragon
Especial para o UOL
Em Belo Horizonte (MG)
Um tremor de terra de 2,9 pontos na escala Richter atingiu a região sul da cidade de Itaúna, no centro-oeste de Minas Gerais, na noite de domingo (15). Segundo análise preliminar do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o epicentro foi próximo ao município e o tremor ocorreu às 20h33.


O coordenador da Defesa Civil do município, José Ivacir de Souza, informou que vários moradores disseram ter ouvido um estrondo e, inicialmente, pensaram que seria queda de avião ou explosão em alguma fábrica. De acordo com levantamento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, não houve feridos nem danos materiais.

"O forte tremor foi constatado em bairros da região sul da cidade, principalmente Cidade Nova, Morada Nova, Aeroporto, Garcias e Parque Jardim, além do bairro da Chácara do Quitão. Falou-se muito em queda de avião na zona rural ou de alguma explosão em uma fábrica no local, mas isso está descartado", disse Souza.


De acordo com Souza, foi a primeira vez que o fenômeno ocorreu na região, onde moram aproximadamente 18 mil pessoas.

Segundo Cristiano Naibert, geólogo da UnB, o tremor foi considerado de baixa magnitude, portanto, com risco mínimo de danos às estruturas de casas. Ele disse que, normalmente, os tremores acima de 4 pontos na escala Richter podem causar estragos.

"Esse tremor foi, preliminarmente, determinado em 2,9 na escala Richter. Ele poderá variar um pouco, mas só teremos certeza quando chegarem mais dados para nós. Nessa escala, ele é considerado um microtremor, o que não ensejaria danos a casas e edificações", explicou.

"Lógico que [os estragos] dependem das condições. O local tem de estar bem próximo do epicentro, o tremor tem de ser próximo da superfície e das cidades", relatou.

O geólogo disse que as causas do tremor em Itaúna ainda não foram determinadas e que, com base em informação de apenas uma estação, não há como precisar o local do epicentro do tremor. O tremor foi registrado na estação sismográfica localizada em reservatório de rio na cidade de Carmo do Cajuru, a 30 km de Itaúna.

Naibert afirmou que, em 1993, ocorreu um tremor maior, de 3,6 pontos na escala Richter, no município de Itaguara (na mesma região).

Terremoto
O distrito de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, a 663 km de Belo Horizonte, norte de Minas, foi palco de um terremoto de 4,9 pontos na escala Richter que destruiu quase todas as casas da comunidade, no dia 9 de dezembro de 2007. O terremoto causou a morte de uma criança de 5 anos, a primeira no país causada por abalos sismológicos. A menina foi atingida pela parede de sua casa enquanto dormia, durante a madrugada. O terremoto deixou outros seis moradores feridos e 300 desabrigados.

Em maio de 2008, o governo do Estado construiu 76 casas em área doada pela prefeitura no bairro São José, perímetro urbano de Itacarambi, e entregou aos moradores atingidos pelo terremoto, que estavam alojados em escolas da cidade.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: