Do UOL Notícias
Em São Paulo
No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em entrevista a uma rádio de Pernambuco, que vai deixar o Brasil "muito mais preparado" do que o país que recebeu (no início do seu governo, em 2003, ano em que assumiu no lugar de FHC), Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, afirmou que o país está mais preparado graças ao que foi feito em seu governo.Em São Paulo
A declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi dada durante entrevista ao programa "Roda Viva, transmitido pelo site da TV Cultura nesta segunda.
FHC fez um diagnóstico sobre a crise financeira mundial: "O Banco Central americano passou a dar dinheiro a outros bancos centrais, então, nós estamos nas mãos deles". Quando questionado sobre uma solução, o ex-presidente FHC sugeriu: "É necessário um novo pacto mundial - inclusive com os países emergentes."
-
Ex-presidente FHC participa de entrevista no programa "Roda Viva"
Plano Real
FHC disse que o Plano Real não existiria se não fosse o ex-presidente Itamar Franco, de quem ele foi ministro antes de ser eleito presidente, em 1994. FHC foi o entrevistado do programa marcando a comemoração dos 15 anos da implementação do Plano Real, ao qual é atribuído o controle da inflação e o início de um processo de estabilidade econômica do país.
"Sabe como chamava o plano real no começo? Plano FHC! Mas não existiria o real se não fosse o Itamar Franco", disse. Fernando Henrique Cardoso comentou também a participação do atual governador de São Paulo, José Serra, na elaboração plano. "O Serra ajudou a fazer o plano de ação imediata, ele estava completamente inserido no contexto do real", disse.
Mercosul é uma ilha
Nas relações internacionais do Brasil, Fernando Henrique disse que acredita em um futuro bom com os Estados Unidos. "Talvez agora que os americanos vão ficar com a crista mais baixa pode haver conversa, mas não agora na hora da crise porque ocorre o protecionismo. Todo mundo se protege na hora da crise, inclusive os Estados Unidos."
O ex-presidente defendeu a presença da Venezuela no Mercosul. "Acho que a Venezuela é importante para nós. Quem começou essa aproximação com a Venezuela foi o Itamar e agora cabe discutir a entrada da Venezuela no Mercosul. O que não pode é transformar o Mercosul em palanque político", afirmou.
Reforma tributária
A respeito de uma possível reforma tributária, ele declarou: "Reforma tributária não é técnica. Olha, vamos racionalizar tudo. É impossível, o governo não quer diminuir, o contribuinte quer pagar menos. É mais fácil mudar o sistema eleitoral que o tributário", finalizou.
23/03/2009 Fernando Henrique Cardoso Sociólogo e ex-presidente da República | | |
15 anos do Plano Real
Em 1994, o Brasil colocou em prática um plano econômico que derrubou a inflação e abriu as portas para um período de estabilidade no país. A implantação da URV foi o primeiro passo para o Plano Real, que mudou a moeda e a estrutura da economia brasileira.
A equipe de Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda no período, durante o Governo Itamar Franco, elaborou o plano, mas ele deixou a pasta pouco antes de seu anúncio, para disputar a presidência da República.
Fernando Henrique Cardoso nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo, onde estudou até se formar em Ciências Sociais e começar a vida acadêmica. Foi professor na França, Inglaterra, Estados Unidos, Chile e na Universidade de São Paulo.
A sua vida política começou nos anos 70. Foi senador, ministro das Relações Exteriores, da Fazenda e duas vezes presidente da República, entre 1995 a 2002.
Entrevistadores: Cida Damasco, editora executiva do jornal O Estado de S.Paulo; Pedro Cafardo, editor executivo do jornal O Valor Econômico; Stephen Kanitz, economista e criador do blog O Brasil Que Dá Certo; Eliane Cantanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo; Eduardo Suplicy, Senador.
Twitters no estúdio: Sérgio Amadeu, sociólogo e professor universitário (http://twitter.com/samadeu); Wendel Martins, jornalista (http://twitter.com/wendeldm); Eduardo Nasi, jornalista (http://twitter.com/eduardonasi)
Fotógrafo convidado: Paulo Fehlauer, jornalista (http://www.flickr.com/photos/streetlife/)
Apresentação: Heródoto Barbeiro Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário