PAULO REBÊLO | Para o UOL Tecnologia
O administrador de rede ou de sistema é quem gerencia os usuários, as permissões e as restrições de cada e-mail. Às vezes, tem acesso às senhas; às vezes, não. Vez ou outra, não tem acesso às senhas, mas tem acesso às configurações internas da caixa postal — desconhecidas pela maioria dos usuários, mas que já são suficiente para fazer um certo estrago.SEGURANÇA NO E-MAIL |
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1. SEGURANÇA É FRÁGIL NO E-MAIL |
2. ALGUÉM PODE LER SEUS E-MAILS |
3. COMO REFORÇAR A PRIVACIDADE? |
4. PGP: SISTEMA DE SEGURANÇA |
Uma indagação pertinente: um provedor de acesso trabalha com milhares e milhares de usuários. Quem vai perder tempo olhando o e-mail de todo mundo?
Em geral, não há perigo — se você for um ilustre desconhecido. Mas sempre alguém pode estar interessado nas informações que você troca. O seu chefe, por exemplo, pode ler seus e-mails. Basta ordenar ao administrador da rede da empresa que faça isso. Por isso evite escrever coisas que um dia possam ser usadas contra você.
Redirecionamento
Abra o seu programa de e-mail e repare nas funções disponíveis: responder (reply), avançar (forward) e redirecionar (redirect). Alguns programas possuem funções avançadas, como respostas automáticas ("stationary", como se usava antigamente) e outras. Todos esses recursos também podem ser gerenciados internamente em sua caixa postal, dentro do provedor de acesso, sem que você tome conhecimento.
É possível colocar um redirecionador (forward/redirect) e não haverá como o usuário tomar conhecimento. Todas as mensagens serão enviadas normalmente para sua caixa postal e, ao mesmo tempo, redirecionadas para outro endereço.
Para se ter uma idéia, uma lista de discussão pode ser criada apenas com uma caixa postal e um redirecionador. Hipoteticamente, imagine uma caixa postal "uoltecnologia@provedor.com.br" e, dentro dela, um redirecionador com vários endereços de e-mail. Quem enviar mensagem para "uoltecnologia@provedor.com.br" vai enviar, automaticamente, para todos os endereços dentro do redirecionador.
Um exemplo prático. Alguns provedores de acesso possuem o recurso de "resposta automática". O usuário vai viajar por um tempo e escreve uma mensagem padrão que será enviada de volta a todas as pessoas que escreverem a ele. A operação nada mais é do que a inclusão de um redirecionador automático — neste caso, um "respondedor".
É possível também configurar sua caixa postal para redirecionar a um outro e-mail seu, o que é útil em viagens, por exemplo. Quando uma pessoa envia um e-mail para a sua caixa postal, a mensagem vai parar nos computadores do provedor e fica lá até o momento em que você liga seu computador, conecta-se e baixa as mensagens. Antes disso, o e-mail está no provedor e um funcionário com maiores permissões poderá ler.
Dependendo do provedor, pode haver menos ou mais (ou nenhuma) burocracia na hora de lidar com informações de usuários. O provedor de acesso define quando e quais administradores, supervisores, gerentes e outros cargos, poderão mexer em dados dos usuários "quando necessário". Geralmente administradores, supervisores e postmasters podem fazer tais firulas em sua caixa postal.
Até poucos anos atrás, um provedor com forte presença no Norte/Nordeste permitia que os funcionários do suporte técnico telefônico — na hierarquia deles era o cargo técnico mais baixo — tivessem acesso às senhas dos usuários e pudessem trocá-la a qualquer instante. Eles podiam também mudar as configurações internas da caixa postal - quem tivesse conhecimento e soubesse para que servia, poderia colocar um redirecionador.
Depois de alguns problemas, o acesso foi se tornando mais restrito e, hoje, provavelmente apenas administradores e postmasters podem fazer estrago em seu correio eletrônico. Sphere: Related Content
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