[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 4 de setembro de 2008


Índice de umidade do ar chegou aos 21% na quarta e deve continuar na casa dos 20% nesta quinta-feira

Solange Spigliatti, do estadao.com.br


SÃO PAULO - A capital terá mais um dia quente, com predomínio do sol, poucas nuvens e com baixa umidade relativa do ar nesta quinta-feira, 4. O índice de umidade do ar deve ficar por volta dos 20%, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O índice é menor que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda no mínimo 30% de umidade do ar.

especial

Na tarde de quarta, os índices de umidade relativa do ar voltaram a atingir níveis críticos, chegando aos 21%, segundo a estação automática do Mirante de Santana do Instituto nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta quinta, o tempo seco e ensolarado deve provocar mais uma tarde com temperaturas elevadas na Grande São Paulo, onde as máximas vão oscilar em torno de 31º. O tempo segue seco e estável até o final da semana, dificultando a dispersão de poluentes e prejudicando a qualidade do ar na capital paulista.

Com a falta de chuva e o predomínio de ar seco, os dias devem continuar com muito sol e temperaturas em elevação ao longo do dia, apesar de madrugadas com temperaturas amenas. No fim de semana uma frente fria desloca-se pelo oceano, causando aumento de nebulosidade e chuvas isoladas na faixa litorânea.


O que fazer para amenizar os efeitos da baixa umidade do ar

Beber muita água e colocar uma bacia de água no quarto são algumas das dicas

da Redação




SÃO PAULO - Com a falta de chuva, as altas temperaturas e a grande quantidade de poluentes, a população de São Paulo sofre com a baixa umidade do ar. No entanto, há algumas medidas que podem ser tomadas para amenizar os efeitos do ar seco. Confira algumas dicas e os efeitos da baixa umidade do ar:

Por quais mudanças o organismo passa quando a umidade do ar diminui?

O aparelho respiratório e os olhos, que têm contato direto com a atmosfera são os que mais sofrem. O ar seco e poluído irrita garganta, traquéia, brônquios e pulmão. Isso causa deficiência de oxigenação, e as pessoas se sentem mais cansadas. A mucosa ocular fica irritada, o que dificulta a formação de lágrimas e facilita o contágio de doenças como a conjuntivite.

Só as pessoas alérgicas sofrem com a baixa umidade do ar?

As alérgicas são mais sensíveis. As crises de bronquite e sinusites são potencializadas. Mas a estiagem afeta a todos.

Nos dias secos devemos beber mais água?

É recomendável, mas isso varia de pessoa para pessoa. O ideal é manter a hidratação, bebendo pequenas doses de líquidos ao longo do dia. A quantidade depende da idade, tamanho, peso e altura.

A hidratação da pele deve ser maior em dias secos?

Passar hidratante é recomendável, mas a atenção especial deve ser na hora do banho. Com a pele ressecada, aumenta a possibilidade de dermatites e manchas vermelhas. Por isso, é preciso evitar banhos quentes e demorados. Isso dissipa a película protetora da pele e a resseca ainda mais.

Adianta colocar bacia de água no quarto para dormir?

Sim. Os umidificadores de ar são caros e têm efeito semelhante ao das bacias.

E as dicas para praticar esportes?

É praxe evitar exercícios físicos entre 10 e 16 horas. Nos outros horários, opte pelos parques.

E no trabalho e no carro?

Levar garrafa de água, passar protetor labial e molhar o rosto.

Fonte: Ricardo Tardelli, coordenador estadual de Saúde


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: