[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cientistas anunciam gene capaz de neutralizar o HIV


04/09/2008 - 19:55 - Atualizado em 04/09/2008 - 20:02
Cientistas anunciam gene capaz de neutralizar o HIV
Pesquisadores americanos descobriram que o gene Apobec3 é capaz de produzir anticorpos que neutralizam o vírus da aids
Redação Época

Um grupo de pesquisadores do Instituto Gladstone de Virologia e Imunologia e do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid, em inglês), nos Estados Unidos, afirma ter descoberto um gene capaz de estimular a produção de anticorpos que neutralizam o vírus HIV. Se confirmada, a descoberta vai possibilitar a técnica para a produção de uma vacina que estimule a produção desses anticorpos neutralizadores. A pesquisa será publicada na edição da revista Science desta sexta-feira (5).

Os anticorpos neutralizadores, ou protetores, são há algum tempo a grande esperança dos cientistas para o controle de retrovírus, como o HIV. A descoberta, feita com experiências em ratos, não só é importante para o desenvolvimento de uma vacina, mas também para explicar por que algumas pessoas expostas ao HIV nunca são infectadas.

Neste estudo, os cientistas descobriram que o gene Apobec3, comum em humanos e ratos, controla a capacidade de produção de anticorpos neutralizadores de retrovírus. Os cientistas esperam que os efeitos encontrados nas cobaias sejam semelhantes nos humanos.

"Nós agora temos o fator necessário para a produção de anticorpos para atacar o HIV", afirma o pesquisador Mario Santiago, do Instituto Gladstone. "Isso oferece uma perspectiva de como fortalecer a resposta imunológica ao vírus da Aids, com implicações diretas para a imunoterapia e o desenvolvimento de vacinas"

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: