[Valid Atom 1.0]

domingo, 3 de agosto de 2008

MSF pede mais médicos para combater a aids na África

03/08/2008 - 13h59


México, 3 ago (EFE).- A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) pediu hoje "urgentemente" profissionais de saúde para combater a aids na África Subsaariana, diante da grande escassez de especialistas em nessa região, que tem a maior incidência da doença no mundo.

Segundo a organização, 70% dos infectados por HIV no mundo não dispõe de acesso a tratamento, em parte por esta falta de profissionais.

"Os pacientes não podem esperar", disse em coletiva de imprensa Mit Phillips, da ONG.

A ONG celebra hoje na capital mexicana uma sessão pouco antes da inauguração da 17ª Conferência Internacional sobre a aids ("AIDS 2008"), que acontecerá até o próximo dia 8 de agosto.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) assinalam que atualmente as unidades de combate à doença dispõem apenas de um quinto das enfermeiras necessárias e um décimo dos médicos.

A falta de pessoal obedece, em parte, ao bloqueio para canalizar fundos contra a aids imposto pelas políticas econômicas de alguns países e pelas direções de instituições internacionais financeiras, como o FMI.

Alguns ministérios de Saúde africanos não gastam de acordo com as necessidades sanitárias do país, mas com base nas restrições que ditam as políticas financeiras nacionais e internacionais.

Como exemplo de baixos salários na África, o MSF citou as enfermeiras em Malauí, que cobram US$ 3 diários apesar de atenderem 400 pacientes por mês e administrarem, nesse mesmo período, cerca de US$ 7.500 em remédios.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: