[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de julho de 2008

Um texto inédito de Eça de Queirós

Crónica de um achamento
Um texto inédito de Eça de Queirós

"Colombo e o seu Centenário" é um texto inédito, que aqui revelamos, que Eça de Queirós escreveu sob o psedónimo de João Gomes.

Irene Fialho
0:00 | Sábado, 12 de Jul de 2008


Um texto inédito de Eça de Queirós “João Gomes” foi um pseudónimo de Eça de Queirós no início dos anos 1890
D.R.
“João Gomes” foi um pseudónimo de Eça de Queirós no início dos anos 1890

No Eça de Queirós - In Memoriam, de 1922, a reprodução dum recorte de jornal, com riscados e acrescentos manuscritos, tem a legenda "A correspondência de Fradique Mendes - Uma prova emendada por Eça de Queirós".

Lido, o texto não corresponde inteiramente a nenhuma das prosas sobre Fradique ou por ele "escritas". Porém, o recorte de jornal é semelhante a outros usados pelo autor para a construção do livro, saído em 1900, e alguns fragmentos do texto encaixam-se numa carta de Fradique, "A Mr. Bertrand B. - Engenheiro na Palestina", comentando a inauguração do caminho-de-ferro de Jafa a Jerusalém, em Setembro de 1892. Pensava-se ser esta a única peça d' A correspondência de Fradique Mendes que não tinha tido origem numa crónica jornalística, mas era provável que o recorte pertencesse a uma coluna da Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, onde Eça publicou durante dezassete anos, assiduamente em 1892.

Elza Miné, estudiosa da Gazeta e seus colaboradores literários portugueses, generosamente enviou do Brasil o microfilme do periódico fluminense daquele ano. Lá estava, sob a rubrica, tão queirosiana, "Notas Contemporâneas"", o título "O caminho-de-ferro de Jerusalém", por "João Gomes", pseudónimo de Eça de Queirós no início dos anos 1890.

A surpresa maior foi o encontro seguinte, no mesmo microfilme, de outra das "Notas Contemporâneas": nesse ano de 1892, como aconteceu um século mais tarde, o mundo inteiro celebrava o achamento da América por Cristóvão Colombo e Eça, escrevendo "Colombo e o seu centenário" para um jornal do Brasil, legou-nos a sua visão crítica da celebração da descoberta do Novo Mundo, interrogando os motivos que levavam os povos ibéricos a celebrar um acontecimento cujas consequências, afinal, lhes tinham sido pouco proveitosas.

Esta crónica, inteiramente desconhecida desde 1892, porque não foi reaproveitada pelo autor para os seus livros nem foi compilada após a sua morte em nenhuma das colectâneas então editadas, publica-se agora: também ela foi assinada por "João Gomes", nome que a encobriu durante cento e dezasseis anos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: