[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de julho de 2008

Senhas para ver Fernanda Montenegro serão distribuídas uma hora antes

da Folha Online

As senhas gratuitas para o público assistir a atriz Fernanda Montenegro interpretar a lendária personagem Capitu, criada por Machado de Assis no livro "Dom Casmurro", serão distribuídas a partir das 17h30 da próxima quinta-feira (17).

Divulgação
Fernanda Montenegro inaugurou Theatro Municipal de Paulínia
Fernanda Montenegro interpretará personagem lendária de Assis

A distribuição será feita na porta do Petit Trianon, sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio (av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio; tel. 0/xx/21/3974-2500).

A atriz foi convidada para encarnar a personagem clássica da literatura nacional no evento que comemora os 111 anos de fundação da ABL. Ela lerá uma adaptação do livro "Capitu, Memórias Póstumas", escrito pelo acadêmico Domício Proença Filho e publicado em 1999. Ao aceitar o convite, Montenegro declarou: "Será um dos grandes momentos de minha carreira."

Durante a leitura, a atriz estará sentada na cadeira na qual Machado de Assis trabalhava. A obra que será lida por Montenegro mostra a versão de Capitu para o triângulo amoroso entre ela, Bentinho e Escobar, todos personagens do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis.

"Do texto, emerge uma figura de Capitu que se propõe mais inteira, mais completa, esclarecida, do ponto de vista de sua presença na trama descrita por Bentinho [narrador na obra de Machado de Assis] e da suposta traição dela com Escobar", explica a atriz, em nota enviada pela ABL.

"Para mim, Capitu encontra, no texto de um escritor da dimensão de Domício Proença Filho, um momento adequado para colocar-se. Não que Domício se contraponha a Machado. Trata-se da abertura de um espaço ficcional em que a personagem pretende que o leitor tenha dela uma visão mais nítida", falou Montenegro.

Para o presidente da ABL, Cícero Sandroni, a presença de Fernanda Montenegro no evento "tem um significado especial para a cultura do nosso país". Sandroni ressalta que o evento faz parte das celebrações que lembram os cem anos da morte de Machado de Assis.

"De um lado, o maior escritor brasileiro e um de seus textos mais expressivos; de outro, toda a emoção de assistirmos ao trabalho de uma figura como Fernanda. A academia viverá, sem dúvida, mais um de seus momentos históricos", disse Sandroni, em nota enviada à Folha Online.

"Fernanda Montenegro é Capitu"
Quando: quinta (17), às 18h30
Onde: teatro R. Magalhães Jr. ABL (av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro; tel. 0/xx/21/3974-2500)
Quanto: entrada gratuita

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: