[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de julho de 2008

Google lança o Lively, seu mundo virtual no estilo Second Life




Publicada em 09/07/2008 às 15h03m

O Globo Online

Tela do Lively, o mundo virtual do Google

RIO - O Google lançou o Lively , o seu mundo virtual no estilo Second Life, que roda dentro do navegador e permite que usuários criem salas personalizadas que podem ser adicionadas a blogs ou páginas pessoais. Clique aqui e veja um vídeo explicativo. O programa funciona apenas em Windows e nos navegadores Internet Explorer e Firefox.

Os usuários escolhem entre vários avatares, que podem ser personalizados, e então têm a opção de entrar numa sala já existente ou criar a sua própria para interagir com amigos ou desconhecidos. Os avatares têm um estilo mais próximo ao do desenho do que as animações computadorizadas do Second Life. Eles podem ser pessoas ou animais e têm várias opções de roupas e acessórios.

As salas podem ter aparência de terraços, apartamentos ou até ilhas desertas. Os usuários podem colocar mobília e decorar as paredes com vídeos do You Tube, entre outras fontes.

O Lively surgiu de uma iniciativa da engenheira Niniane Wang, que queria uma "web social menos estática". Niniane diz que em pesquisas ela se surpreende como as pessoas consideravam muito mais significativo receber um abraço animado do que ver o texto "[[hug]]" (abraço em inglês) escrito na tela.

Ela usou os 20% do tempo de trabalho que os funcionários do Google têm para se dedicar a projetos pessoais. O Orkut é outra ferramenta criada desse modo. Leia o post dela sobre o assunto no blog do Google.

Segundo Niniane, "se você entrar numa sala do Lively que está no seu blog ou site favorito, poderá ter uma noção dos interesses do criador daquela sala, através da decoração e do ambiente escolhido".

O download do programa é gratuito. A configuração básica recomendada pelo Google para rodar o programa é:

Processador P3 800 com 512 MB de memória RAM, Direct X 9, Placa de vídeo 32MB GPU (como GeForce 2 ou acima), Flash 9 e conexão de banda larga.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: