[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de julho de 2008

Calculadora para lei-seca


Folha ImagemTodo mundo anda preocupado com a nova lei-seca aprovada dia 19 de junho. Quanto posso beber antes de dirigir? Quanto tempo tenho que esperar?

Para sanar essas dúvidas está circulando pela Internet uma planilha que calcula quando você pode dirigir depois de beber. É só marcar seu peso, sexo, que horas começou a beber e o que bebeu. Pronto, a planilha mostra em gráfico e tabela os níveis de álcool no sangue. O UOL Tecnologia conversou com o médico Gabriel Andreuccetti, do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, e ele indicou alguns ajustes na tabela (já realizados pelo UOL).

Segundo ele, a tabela não leva em consideração características individuais como genética e período menstrual em mulheres, mas realiza uma proporção perto do real da quantidade de álcool no sangue. Ele lembra ainda que a lei marca o limite de 0,2 decigramas de álcool por litro de sangue, mas que este número é a margem de erro do método, que o aconselhável é NÃO ingerir álcool antes de dirigir.

O nível de álcool permitido no bafômetro passa a ser menos de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido (ou 2 decigramas de álcool por litro de sangue). Para quem for pego no exame de 0,1 a 0,3 mg/l terá suspensão por um ano do direito de dirigir, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo. Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido (ou 6 decigramas por litro de sangue), a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos). Antes, somente motoristas com mais de 6 decigramas de álcool por litro eram punidos.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: