[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cinco marcas de leite em pó são retiradas do mercado

Sete pessoas foram presas em operação da PF para combater adulteração de leite.
Advogados da empresa ainda não se manifestaram.
Do G1, em

Cinco marca de leites em pó serão retiradas do mercado por suspeita de adulteração, conforme informou nesta quinta-feira (15) a Polícia Federal buscar da Paraíba. A decisão afeta todos os lotes das marcas Só Beber, Naturesse, Bom Du Leite, Cilpe e Big Leite, produtos que são embalados pela empresa Big Leite Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Lactose buscar, para desarticular uma quadrilha acusada de adulterar leite em pó integral, falsificar notas fiscais, sonegar impostos e corromper funcionários públicos. Os agentes cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão na Paraíba, em Pernambuco, na Bahia, no Ceará e em Santa Catarina.

Sete pessoas foram presas, incluindo um funcionário do Ministério da Agricultura, os proprietários da Big Leite e funcionários da empresa, informou ao G1 a delegada Luciana Paiva Barbosa, chefe da delegacia de repressão aos crimes fazendários da Polícia Federal da Paraíba.

De acordo com a PF, a empresa Big Leite adquiria o leite a granel e o reempacotava em volumes menores para revender o produto no varejo. Durante o reempacotamento, a empresa substituiria cerca de 50% do leite por soro.

"O leite estava sendo distribuído para merenda escolar, programa de cesta básica de governos, até para população de baixa renda que comprava esse leite nos supermercado", afirma Luciana.

O preço do produto, diz a delegada, era mais baixo que o de outras marcas. "A Big Leite ganhava concorrência, porque, enquanto as outras vendiam leite, ela vendia soro."

O G1 entrou em contato com os advogados da Big Leite, mas eles ainda não se manifestaram sobre o assunto.

Recolhimento

Segundo a delegada, os leites serão recolhidos inicialmente nos cinco estados onde foi montada a operação da PF. Luciana Paiva disse que a Big Leite, com sede na Paraíba, tinha autorização para vender o produto em todo o território nacional.

"Onde temos certeza de que tem o leite, ele será retirado", disse a delegada. "Em um segundo momento, veremos se ele chegou a outros estados, para ampliarmos o recolhimento. O importante é que as pessoas que virem essas marcas no supermercado entrem em contato com a Polícia Federal".

Apenas em Pernambuco, cerca de 6 toneladas de leite já foram recolhidas dos supermercados.

Saúde

A delegada descartou a possibilidade de o leite adulterado ser prejudicial à saúde do consumidor em um primeiro momento. "O leite não faz mal, é como se, em vez de beber leite, você bebesse água. Mas, a longo prazo, por falta de nutrientes, a pessoa pode ficar raquítica, desnutrida, com os ossos fracos, porque não obteve o cálcio que o leite devia ter."

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: