[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Servidores do INSS fazem protesto por melhores condições de trabalho



07.12.2011 | 13h38
Servidores do INSS fazem protesto por melhores condições de trabalho
Eles denunciam conviver com ratos, baratas e mosquitos; Serviço retorna na sexta
  Gazetaweb
Servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS lotados na agencia Ary Pitombo, localizada na Praça dos Palmares, Centro de Maceió, cruzaram os braços nesta quarta-feira (7) em protesto por melhores condições de trabalho no prédio. Eles denunciam uma situação de insalubridade no ambiente que já perdura mais de cinco anos. “Não há água nos banheiros, as paredes estão rachadas, existem focos de mosquito da dengue, ratos, baratas e escorpião e os trabalhadores não podem conviver e nem prestar um bom serviço a comunidade em meio a essa situação caótica” revelou o tesoureiro do Sindicato dos Previdenciários (Sindprev),Célio dos Santos que passou a manhã em frente ao Ary Pitombo esclarecendo aos segurados o motivo da paralisação.

Uma faixa à frente do prédio Ary Pitombo avisava aos segurados que a greve é de um dia. As pessoas que chegavam à porta do edifício eram comunicados pelos servidores que na sexta-feira o expediente volta ao normal. Só estão sendo atendidas as pessoas que tem perícia marcada para hoje. Dona Maria Helena da Silva, 51 anos, residente no Benedito Bentes foi uma das pessoas que não conseguiram ser atendidas hoje. “Queria dá entrada na documentação para começar a pagar como autônoma e ter direito a aposentadoria, mas só na sexta-feira, fazer o que”, disse resignada.

Com 80 servidores e apenas oito médicos peritos, o antigo prédio Ary Pitombo recebe em média mil segurados por dia. Santos explicou que por causa do pouco contingente, existem perícias que estão sendo marcadas para março. “Com isso, o trabalhador que necessite do Sistema hoje vai ficar sem o dinheiro do benefício por mais de dois meses, até que passe pela perícia”.

Para encaminhar uma saída para essa situação, Sindprev e INSS se reuniram na sede da instituição. O presidente do Sindicato, Cícero Lourenço encaminhou uma lista de reivindicações, entre elas a imediata transferência do Ary Pitombo e construção de agencias em alguns bairros como Benedito Bentes e Jacintinho. “Não há como o servidor desenvolver um serviço no Ary Pitombo por causa da situação e esses bairros de maior população há tempo merecem o atendimento mais próximo da seguridade social”, afirmou.

O gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros, esclareceu que reconhece a situação indigna que o prédio oferece aos servidores e a mudança de local foi uma de suas primeiras medidas quando assumiu o cargo. “Solicitamos ao setor de engenharia que fizesse uma avaliação do Ary Pitombo e o laudo técnico confirmou que não havia condições de trabalho. Fizemos então ofícios para a União, Governo de Estado e Prefeitura para que eles pudessem disponibilizar imóveis para uma futura parceria, mas não tivemos sucesso porque não há áreas com 3 mil metros quadrados, que é a dimensão que se precisa, disponíveis no Centro”.

Barros enfatizou ainda que como fora um compromisso dele ao assumir, continuou à procura de uma área até que soube da intenção da TIM em se transferir do atual local em que se encontra. “Entramos em contato com a direção da operadora e estamos em negociação. Acredito que se tudo der certo, levando em consideração o processo burocrático e as adaptações necessárias, no primeiro trimestre do ano que vem, poderemos iniciar a mudança do Ary Pitombo para o novo local na avenida”, concluiu.

Servidores do INSS fecham agência em protesto contra insalubridade

Amanda Dantas
Alagoas24horas
Usuários são informados por sindicalistas sobre fechamento da agência
Usuários são informados por sindicalistas sobre fechamento da agência
Servidores do INSS lotados na agência Ary Pitombo, situada no Centro da capital alagoana, estão neste momento em frente às dependências da unidade em protesto contra as péssimas condições do prédio. Há quatro anos, os servidores denunciaram a falta de infraestrutura e insalubridade do local e pede, junto ao INSS, em Brasília (DF), a relocação dos servidores para outro prédio.
Segundo informações de Ronaldo Augusto da Silva, funcionário da agência e membro do sindicato da categoria (Sindprev), a situação tornou-se ainda mais caótica depois de um incêndio ocorrido em setembro do ano passado. “As paredes estão mofadas, rachadas, os degraus das escadas são praticamente intransitáveis e desde que esta agência pegou fogo, em setembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros condenou esta sede. Mesmo assim, continuamos trabalhando aqui, sem as mínimas condições e correndo risco de morte", relatou o servidor.
Ainda segundo a categoria, a gerência do INSS em Maceió enviou desde o ano passado um dossiê relatando as condições prediais e solicitando a transferência para outra localidade. Na manhã desta quarta-feira (7), uma equipe de gerenciamento do INSS de Brasília deve se reunir com representantes da capital em busca de uma solução.
Enquanto não é apresentada uma solução, os servidores fecharam as portas da agência suspendendo em sua totalidade os atendimentos aos segurados. “Uma equipe de engenheiros recrutados pela gerência de Maceió deixou claro que as condições do prédio não permitem reforma, para solucionar o problema nós teremos mesmo que sair daqui,” confirmou Ronaldo. A paralisação deve durar até sexta-feira (9).
LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: