[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A presidente pode fazer o que quer?



Autor(es): Radar
Veja - 05/12/2011

A rearrumação do governo Dilma em janeiro revelará sua capacidade de fazer valer suas vontades ou de render-se às pressões. Além de trocar ministros ineficientes, como Ana de Hollanda, Dilma deseja diminuir o número de ministérios de 38 para trinta. Mas o lobby contrário dos partidos é monumental. Ela quer também mudar o presidente da Petrobras. Nesse caso, esbarra em Lula, padrinho de José Sergio Gabrielli.
Transparência total
Sai em meados do mês o resultado da segunda sessão de quimioterapia de Lula. Sua ordem é divulgar tudo.
Campeão de visitas
Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, já visitou Lula quatro vezes desde que o câncer do ex-presidente foi diagnosticado.

GOVERNO
Todo o cuidado é pouco
O governo decidiu comprar um certo "sistema "de rastreamento discreto, baseado em comunicação celular e satelital". Mas que diabos seria isso? De acordo com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o sistema foi concebido para que se possam acompanhar, em tempo real, os deslocamentos de Dilma Rousseff, de Michel Temer e de seus familiares .

ELEIÇÕES 2012
Dança das cadeiras
Já começou a disputa no PT para saber quem vai coordenar a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo em 2012. Hoje, nada menos do que 24 pessoas estão escaladas pelo partido para palpitar nos destinos da candidatura, entre elas Marta Suplicy e Cândido Vaccarezza. A ideia é ver quem se destaca no inflado grupo para, nos próximos meses, definir o núcleo duro da campanha.

CONGRESSO
Em obras
A Câmara decidiu torrar cerca de 300 milhões de reais na construção de um puxadinho de cinco andares para gabinetes de deputados.
Na mochila
Está para ser discutido na Câmara um daqueles projetos que, se aprovados, são destinados a virar letra morta. De autoria do deputado Sandes Júnior, ele pode ser explicado pelo seu primeiro artigo: "O estudante não poderá transportar material escolar em mochilas cuja carga seja superior a 10% do seu peso corporal". Beleza. Mas como isso vai funcionar na prática? O próprio projeto ensaia uma resposta: "A aferição do peso do aluno será feita mediante declaração escrita do próprio aluno, quando no ensino médio, ou dos seus pais, quando em creches, pré-escola ou no ensino fundamental".

PARTIDOS
Nem tudo está perdido
No portal que está lançando para falar de sua atuação política, Aécio Neves reservou um espaço para recomendar alguns sites. Não deve ter sido fácil, mas respirou fundo e tascou o blog de José Serra entre seus preferidos.

DROGAS
25000 viciados
Sai em fevereiro o primeiro retrato fiel do consumo da mais mortal de todas as drogas no Brasil – é o censo do crack. A Secretaria Nacional Antidrogas, do Ministério da Justiça, já ouviu 25000 viciados, em entrevistas feitas em dezenas de cracolândias Brasil afora.

INFRAESTRUTURA
Capital dos gatos
Tem alguma coisa fora do lugar na distribuição de energia em Manaus. Enquanto no Brasil a média de roubo de energia - os "gatos" - é de 5,1 % do total, em Manaus a gatunagem chega a 30,3%. O prejuízo anual da Eletrobras com essa brincadeira é de 800 milhões de reais por ano.

EDUCAÇÃO
Bons resultados
Um estudo inédito que o economista Marcelo Neri, da FGV, lança nos próximos dias mostra que incentivos financeiros podem ajudar no aprendizado escolar dos alunos pobres. Estudantes de baixa renda da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro que recebem 50 reais por bimestre registram um desempenho 17% melhor em comparação com os que não têm benefício. Para receberem dinheiro, os alunos têm de cumprir metas de notas e seus pais têm de participar de reuniões aos sábados na escola.

BANCOS
Na mira da PF e da CVM
A Polícia Federal e a CVM estão investigando com lupa algumas instituições suspeitas de ter tido informação privilegiada quando o Copom baixou em 31 de agosto a taxa de juros em 0,5 ponto percentual. Além dos suspeitos de lucrar com a informação, estão mirando os que perderam – bancos estrangeiros, na maioria. Motivo: querem entender a dinâmica das operações para balizar as acusações contra os que ganharam.
Nas telas dos fundos
Há alguns bancos pequenos e médios de olho grande no dinheiro dos fundos de pensão das estatais. Mas, ao menos por ora, o governo não quer saber desse tipo de operação-hospital.

FUTEBOL
A Globo cede
Boa notícia para os clubes que querem vender os direitos de nomes dos seus estádios em 2012: a Globo já reconhece que, mais dia, menos dia, terá de ceder e dizer o nome dos patrocinadores das arenas durante as transmissões – algo que nunca fez. Hoje a emissora discute a possibilidade de limitar em uma ou duas vezes em que o narrador citaria durante as partidas empresas compradoras dos direitos das arenas. A regra, no entanto, não seria a mesma para todos – a Globo faria negociações distintas com cada clube.

COPA 2014
O emissário
A propósito de Ronaldo no Comitê organizador, a Fifa, que esperava iniciar 2012 com uma nova política de comunicação para o Brasil e de relacionamento com a mídia, resolveu pisar no freio. Quer entender, na prática, qual será de fato o papel de Ronaldo. Só depois decidirá o que fazer.




LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: