[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Museu Nacional da Imprensa (Portugal)



Exposição virtual evoca 250 anos de imprensa literária
Museu Nacional da Imprensa<br>
Exposição virtual evoca 250 anos de imprensa literáriaO Museu Nacional da Imprensa vai evocar no dia 12 de dezembro, pelas 11 horas, a Gazeta Literária, editada no Porto e depois em Lisboa, em 1761 e 1762, com uma exposição essencialmente virtual.
Na altura, será lançado um inteiro postal (com carimbo) alusivo à exposição e desenvolvido pelo Museu em articulação com os CTT.
Com esta exposição, o Museu pretende evocar a “Gazeta Literária” publicada entre 1761-1762 por Bernardo de Lima e considerada a primeira publicação periódica literária editada em Portugal.

Além de apresentar alguns números da “Gazeta Literária”, a exposição mostra vários exemplares das centenas de revistas e jornais literários e/ou culturais, editados desde 1761, em Portugal. Destacam-se as publicações dirigidas por Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castello Branco, Eça de Queirós, Aquilino Ribeiro, Fernando Pessoa, José Régio, Almada Negreiros e David Mourão-Ferreira, vultos da literatura portuguesa também homenageados nesta mostra.

Os visitantes podem, ainda, consultar uma base de dados interactiva, com a listagem de todas as publicações conhecidas, e têm a possibilidade de imprimir manualmente gravuras com o frontispício do nº1 da Gazeta Literária e de outras publicações.

O Museu Nacional da Imprensa fica na Estrada Nacional 108, nº206 (ao Freixo-Porto), podendo a exposição “250 anos da Imprensa Literária e Cultural” ser visitada até 30 de Março, no horário habitual do Museu: todos os dias das 15h. às 20h (incluindo dia de Natal e Ano Novo

rostos.pt
LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: