[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Que beleza : Ministro Mendes Ribeiro da "pasta dos ruralistas", veste boné da Via Campesina




Ele só não não veste a vontade de quem o sustenta o povo brasileiro , quer apoiar o MST saia do governo , vc não recebe este gordo sálario para ter vontade propria, tem que trabalhar pelo Brasil e não para um Partido ou um grupo !


Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo
  • Ministro Mendes Ribeiro (PMDB) veste boné da Via Campesina durante reunião com os movimentos

    Ministro Mendes Ribeiro (PMDB) veste boné da Via Campesina durante reunião com os movimentos

Em reunião na manhã desta quinta-feira (25) com representantes dos movimentos sociais, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, vestiu o boné da Via Campesina, organização camponesa internacional, cujo maior expoente no Brasil é o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

O MST e a Via Campesina oferecem o boné às figuras públicas para conquistar apoios e aumentar a empatia dos movimentos junto à população. É a primeira vez na história recente do país que um ministro da Agricultura veste um símbolo de um movimento camponês.

Já vestiram o boné do MST o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff, além de artistas, como o porto-riquenho Benício Del Todo e os músicos da banda norte-americana Rage Against The Machine. Durante as últimas eleições presidenciais, todos os candidatos vestiram o boné do movimento, exceto o tucano José Serra.

Historicamente, o Ministério da Agricultura é o principal interlocutor dos ruralistas e do agronegócio -rivais tradicionais dos movimentos camponeses- no governo federal. Via de regra, a pasta adota posições favoráveis aos ruralistas, muitas vezes se opondo às reivindicações dos movimentos sociais. Por esta razão, nos governos Dilma e Lula.a pasta tem sido cativa do PMDB, sigla com maior representação entre os ruralistas.

O contrapeso ao Ministério da Agricultura é feito pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, antigo Ministério da Reforma Agrária), mais alinhado aos movimentos sociais e pequenos produtores. Desde 2003, os ministros nomeados para o MDA são da Democracia Socialista (DS), tendência trotskista do PT, situada à esquerda do Campo Majoritário no escopo do partido.

Em 2009, os dois ministérios, então ocupados por Reinhold Stephanes (Agricultura) e Guilherme Cassel (MDA), entraram em choque após o presidente Lula solicitar que ambos assinassem a revisão dos índices de produtividade da terra, que estão desatualizados desde 1986.

Reivindicação histórica dos movimentos sociais, a revisão dos índices está prevista na Constituição e permite que o governo desaproprie um número maior de propriedades improdutivas e utilize-as para fins de reforma agrária. Na época, Cassel assinou a revisão, mas Stephanes, pressionado pelos ruralistas e pelo PMDB, se recusou. Até hoje os índices não foram atualizados.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: