[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Polícia encontra 7 mil remédios vencidos em Teresópolis


Foram encontradas aproximadamente sete mil caixas de medicamentos com a data de validade expirada e também em situação irregular que estavam estocados em um sótão que faz parte de uma unidade de depósito da Secretaria de Saúde de Teresópolis, no estado do Rio da Janeiro. Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Saúde Pública (DRCCSP), os remédios teriam sido localizados na ultima segunda-feira (22).

Segundo o delegado responsável pelo caso, Marcos Cipriani, os policias da passaram a tarde desta quarta-feira (24) fazendo o recolhimento dos produtos que devem ser descartados. Cipriani comentou que a apreensão foi feita após o prefeito interino da cidade, Arnei de Oliveira Rosas, realiza uma denuncia. Rosa está no cargo após o ex-prefeito de Teresópolis, Jorge Mário, ter sido afastado do cargo sob a acusação de mau uso de dinheiro publico.

O delegado ainda disse que os produtos encontrados deveriam ser distribuídos as unidades de saúde da cidade nas próximas semanas. Ele comentou que o ex-prefeito, o prefeito interino e os secretários de Saúde devem ser intimados a depoimento.

No mês de julho, os moradores da cidade realizam um denuncia contra a prefeitura alegando que as farmácias publicas não estavam fornecendo os remédios gratuitos. Algumas das unidades indicadas estavam estocadas no sotão da Secretaria de saúde de Teresópolis.


Polícia apreende 7 mil remédios vencidos

Políticos terão que explicar o motivo dos antibióticos e antiinflamatórios terem sido encontrados na Serra

O descaso do poder público com as vítimas das chuvas de janeiro na região serrana continua a aparecer. Policiais civis da DRCCSP (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública) encontraram cerca de 7 mil caixas de remédios, a maioria com a validade vencida, abandonadas em um depósito no sótão da sede da Secretaria de Saúde de Teresópolis.

A descoberta foi feita nessa segunda-feira, após denúncia do prefeito interino da cidade, Arlei de Oliveira Rosa (PMDB), que assumiu no lugar de Jorge Mário (sem partido), afastado pela Câmara dos Vereadores por conta de denúncias de mau uso do dinheiro público.

Nessa quarta-feira, o delegado Marcos Cipriano, titular da DRCCSP, informou, em nota, que o ex-prefeito e o interino, além do último e do atual secretário municipal de Saúde do município, serão intimados a depor. Trata-se de crime contra a saúde pública, que prevê pena de até 15 anos.

À tarde, os agentes da especializada foram para Teresópolis e confiscaram os medicamentos. Após a perícia, eles serão destruídos. De acordo com o delegado, os remédios vencidos, em situação irregular e sem condições adequadas de armazenamento – encontrados espalhados pelo chão –, seriam distribuídos às unidades de saúde da cidade.

Enquanto os remédios estragavam no depósito, as farmácias públicas de Teresópolis sofrem com a falta de medicamentos gratuitos, como denunciaram os moradores da cidade no mês passado. Muitos deles, como anti-inflamatórios, antibióticos e vermífugos – doados após a tragédia das chuvas –, foram encontrados no estoque da secretaria.

Segundo o vereador Paulo Pinheiro (PPS), do Rio, integrante da Comissão de Saúde, os remédios seriam suficientes para abastecer um grande hospital ou diversos postos de saúde por até um mês e meio.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: