[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PM vai cercar hoje as três favelas do Morumbi


Equipes de outras áreas de SP foram chamadas para reforçar segurança no bairro que já teve neste ano 203 casas assaltadas

25 de agosto de 2011 | 0h 00

Bruno Paes Manso - O Estado de S.Paulo

A partir de hoje, 158 homens, 26 viaturas da Força Tática e 80 motos da Polícia Militar cedidos por vários batalhões de São Paulo vão reforçar o patrulhamento no Morumbi, na zona sul da capital. O objetivo é diminuir as taxas de criminalidade no bairro.

Segundo dados da PM, entre janeiro e agosto deste ano, 203 casas já foram assaltadas na região. E, nos primeiros seis meses de 2011, foram 93 ataques contra motoristas na Rua Doutor Francisco Thomaz de Carvalho, via que liga o bairro à Marginal do Pinheiros e é conhecida como "ladeirão do Morumbi". "A operação é por tempo indeterminado e a PM só vai deixar a região quando os índices criminais voltarem a níveis que consideramos normais", avisou o coronel Marcos Chaves, comandante do policiamento da capital.

O efetivo do 16.º Batalhão, responsável pela área e composto por 850 homens, continuará patrulhando a região. O reforço das outras regiões da cidade, que terão apoio também de um helicóptero Águia, ficará concentrado em seis áreas de "interesse de segurança" localizadas no entorno das favelas de Paraisópolis, Jardim Colombo e Porto Seguro. Também receberão reforço as Avenidas Giovanni Gronchi e Francisco Morato, além do "ladeirão".

A PM ainda vai deslocar policiais do Comando de Policiamento de Choque, formado pela Companhia de Operações Especiais (COE) e pelas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), para patrulharem o interior das favelas. A PM não divulgou o horário de início da operação.

Segundo o coronel Chaves, cada batalhão cedeu uma equipe de patrulha e nenhum deles terá suas atividades afetadas. Chaves afirma que as patrulhas voltarão às suas regiões de origem à medida que os índices de criminalidade do Morumbi baixarem.


PM mobiliza cem homens e um helicóptero em operação no Morumbi

Coronel diz que 'não há data para acabar'; na terça, deputado foi roubado.
Moradora diz que funcionárias 'não estão nem varrendo as calçadas'.

Raphael Prado Do G1 SP

A Polícia Militar deu início na tarde desta quarta-feira (24) à Operação Colina Verde, com o objetivo de proteger casas e moradores do Morumbi, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo. Mais de cem homens e um helicóptero foram mobilizados, de acordo com a corporação, para fazer rondas - pelas ruas e pelo ar. "Não tem data para acabar", afirma o coordenador da ação, o coronel Theseo Toledo.

Segundo o policial, o setor de inteligência da PM identificou seis áreas no bairro onde existe maior incidência de crimes contra o patrimônio – roubo e furto a casas – e decidiu agir. “Não posso dizer quais são as áreas nem passar mais detalhes para que a gente não dê informações aos inimigos”, afirma.

A Operação Colina Verde – significado de “Morumbi” em tupi – movimenta o 16º Batalhão da Polícia Militar, veículos da Força Tática, a Rota e o helicóptero Águia, que sobrevoa o bairro à procura de criminosos. “Os objetivos são diminuir os índices de criminalidade e aumentar a visibilidade da polícia, o que aumenta a sensação de segurança da população”, diz o coronel Toledo.

Cartaz da "passeata pela paz" que será realizada no próximo domingo, no Morumbi (Foto: Divulgação/Conseg)Cartaz da passeata pela paz prevista para o próximo
domingo no Morumbi (Foto: Divulgação/Conseg)

Quando ouviu os rasantes do helicóptero Águia, Eliana Dourado, integrante do Conselho Comunitário de Segurança do bairro, foi até a base da Polícia Militar em frente ao estádio do Morumbi para se informar sobre o que estava acontecendo. “As pessoas me ligavam assustadas, perguntando: ‘Assaltaram a casa de quem agora?’”, conta. De acordo com ela, os moradores na região estão preocupados com a violência.

Sem varrer a calçada
“Os moradores estão mais para dentro de casa. As funcionárias não estão nem mais varrendo a calçadas”, diz Eliana. Para ela, é durante essas atividades que os criminosos aproveitam para agir. “Elas já eram orientadas a varrer menos, não deixar o portão aberto”, afirma, lembrando do assalto à residência do deputado estadual Antonio Salim Curiati (PP). Quatro homens entraram na casa do político na terça-feira (23) enquanto a funcionária colocava o lixo para fora. Segundo o deputado, foram levados R$ 13 mil e joias.

A Operação Colina Verde, segundo o coronel Theseo Toledo, não tem relação com o crime na casa do político. “Foi só uma coincidência. Nossa ação já estava planejada”, diz.

SOS Morumbi
Está marcado para domingo (28), às 10h30, um protesto organizado pelos moradores do bairro. Ele está sendo chamado de “SOS Morumbi – Chega de violência”. Cartazes são distribuídos pelos moradores. A passeata terá concentração na Praça Vinicius de Morais, ao lado do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual paulista. De lá, os manifestantes seguirão em marcha pedindo mais segurança no bairro.





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: