[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Após 3 anos e 11 meses de prisão, Cacciola ganha liberdade condicional





Salvatore Cacciola deixa presídio no Rio depois de três anos e 11 meses

Rio - O ex-banqueiro Salvatore Alberto Cacciola, 67 anos, deixou o Instituto Penal Plácido Sá Carvalho na tarde desta quinta-feira. A informação foi divulgada por meio de nota, pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Cacciola, que estava preso desde 2008, teve liberdade concedida pela Justiça do Rio nesta quarta-feira.

Cacciola em depoimento à polícia | Foto: Reprodução Internet

Após três anos e 11 meses de prisão, Cacciola cumprirá o restante de sua condenação em casa. Entretanto, o ex-banqueiro é obrigado a manter residência fixa no Rio e não poderá deixar o município sem autorização da Justiça.

O caso

Cacciola foi condenado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro em 2005. Ele já tinha tido a prisão preventiva decretada em 2000 e chegou a ficar 37 dias preso naquele ano, até ser beneficiado por uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). Logo depois de solto, Cacciola foi para a Itália, país que não pode extraditar seus nacionais para o Brasil.

Cinco anos depois, a Justiça do Rio decretou novamente sua prisão. Em setembro de 2007, o ex-banqueiro foi preso por agentes da Interpol durante uma viagem de lazer ao Principado de Mônaco. Em julho de 2008, Cacciola foi extraditado para o Brasil e passou a cumprir pena no Rio de Janeiro.

Quando foi condenado, Cacciola era dono do Banco Marka. A instituição estava alavancada (ou seja, tinha comprometido um valor superior ao seu próprio patrimônio líquido em contratos futuros de câmbio). Por conta disso, ela quebrou na maxidesvalorização do real ocorrida em 1999 e acabou recebendo socorro financeiro do Banco Central.














LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: