[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MPF/GO quer reconstrução de moradias do Minha Casa Minha Vida em Corumbá




24/8/2011

Laudo Pericial aponta diversas falhas, que vão desde ausência de laje maciça de concreto na fundação das casas até desníveis nas paredes e portais


Ouça o áudio da notícia


O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), por meio da Procuradoria da República no Município de Anápolis, move ação civil pública – com pedido de liminar – para assegurar a reconstrução de imóveis populares na cidade de Corumbá do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.

De acordo com laudo pericial, a construção apresenta diversas falhas técnicas, como o uso de areia saibrosa (areia de barranco) na fundação da edificação, utilização de argamassa de cimento sobre areia solta para a construção do piso, infiltrações, empenamento de portas e paredes, péssima qualidade dos materiais utilizados, além de não observar os elementos arquitetônicos e estruturais previstos nos projetos e especificações do Memorial Descritivo.

“Os problemas apontados resultarão em imóveis sem condições seguras e perenes de habitabilidade”, afirma o procurador da República Rafael Paula Parreira Costa, autor da ação. A perícia foi realizada no mês passado. Na época, 28 casas estavam em construção e todas apresentavam vícios de edificação. Ao todo, estão previstas a construção de 80 casas, em terreno de propriedade da União.

“As irregularidades descritas revelam que as obras de construção das casas em Corumbá são inapropriadas para o empreendimento, gerando, em consequência, casas que não denotam mínima segurança ao futuro morador”, pontua.

Diante disso, o MPF pede – liminarmente – que a União, a Caixa Econômica Federal, a construtora R Naza Construções, a sociedade Família Paulista Crédito Imobiliário, a Agência Goiana de Habitação (Agehab), o Governo de Goiás e o Município de Corumbá suspendam a construção das casas.

Além disso, a União, o Governo de Goiás, a Agehab e a Caixa não deverão repassar à instituição financeira (Família Paulista Crédito Imobiliário) qualquer valor, inclusive relativos à subvenção econômica, vinculada ao empreedimento. Nessa linha, também ficaria proibido qualquer repasse à construtora do empreedimento (R Naza Construções).

Na decisão de mérito, o MPF quer que a Justiça determine que a Família Paulista Crédito Imobiliário e a empresa R Naza Construções desfaçam as casas populares já construídas e reconstruam novos empreedimentos dentro dos padrões previstos, sem qualquer custo adicional ao Programa Minha Casa, Minha Vida. O valor da causa é de R$ 850 mil.


Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Goiás
Fones: (62) 3243-5454
E-mail: ascom@prgo.mpf.gov.br
Site: www.prgo.mpf.gov.br
Twitter: http://twitter.com/mpf_go







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: