[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pelo menos quatro famílias decidiram doar órgãos de crianças mortas


Plantão | Publicada em 07/04/2011 às 19h13m

Isabela Bastos

RIO - Pelo menos quatro familias das crianças mortas na manhã desta quinta-feira em Realengo decidiram doar órgãos. Segundo a coordenadora do Banco de Olhos de Volta Redonda, Mara Lúcia Miranda, quatro famílias doaram córneas, e um número ainda indefinido de famílias decidiu doar parte dos ossos. As córneas serão encaminhadas para o Banco de Olhos e os fragmentos de ossos estão sendo captados pelo Instuto Nacional de Traumato-Ortopedia (INTO).

- Com coração parado, somente é possível captar tecidos, como córneas, ossos e pele. Serão oito córneas, que estão sendo captadas, e que podem durar até 14 dias com um líquido de preservação - explicou Mara Lúcia.

Ainda segundo a coordenadora, a fila oficial de pessoas esperando por córneas no estado tem 3.300 integrantes. Uma das famílias que doou foi a da menina Karine Chagas. A avó Nilza Candelária disse que decidiu pela doação por achar que era um conforto saber que parte da neta sobreviveria em outra pessoa.

O clima é de consternação e revolta no Instituto Médico Legal (IML), no Centro. Parentes não param de entrar e sair do instituto com documentos e roupas para os últimos preparativos antes do sepultamento. A parente de uma das vítimas da Géssica Guedes, que não se identificou, fez um protesto. Ela reclamou da segurança do estado:

- Cadê a segurança do estado? Nós vamos ter Olimpíadas, um monte de coisas, mas cadê a segurança? - repetia.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: