[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Em carta, atirador fala em perdão de Deus; 11 alunos morreram


DE SÃO PAULO

Um rapaz de 24 anos entrou na manhã desta quinta-feira na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo (zona oeste do Rio), e disparou diversos tiros contra os alunos. Dez meninas e um menino morreram. O atirador, baleado pela polícia, cometeu suicídio em seguida. Em carta, o criminoso fala em "perdão de Deus" (leia íntegra abaixo).

Vídeo mostra desespero após ataque em escola
Veja galeria de fotos da escola
Indignado, pai questiona segurança de escola
Sentimento é de dever cumprido, diz PM que parou atirador
Dilma se emociona ao falar de tragédia no Rio
Atirador levava munição em cinturão profissional
Veja os maiores ataques em escolas pelo mundo
Leia cobertura completa sobre o crime

Wellington Menezes de Oliveira é ex-aluno da escola, mas a motivação do crime ainda é investigada. Na carta, ele diz que quer ser enterrado ao lado de sua mãe. O rapaz também pede que a casa onde morava --em Sepetiba, na zona oeste da cidade-- seja doada a instituições que cuidam de animais. A carta foi encaminhada à Polícia Civil para análise.

O crime ocorreu por volta das 8h30, e a ação foi rápida. Segundo a polícia, durou cerca de cinco minutos.


Victor R. Caivano/AP
Pessoas carregam mulher após ataque a escola no Rio de Janeiro
Pessoas carregam mulher após ataque a escola no Rio de Janeiro

A polícia informou que Oliveira entrou na escola dizendo que daria uma palestra. O rapaz conversou com algumas pessoas, mas, depois, seguiu em direção às salas de aulas e atirou contra os estudantes.

Ferido, um garoto conseguiu fugir e chamou um policial militar que estava na região. O PM trocou tiros com o criminoso, que foi atingido. Em seguida, segundo a polícia, ele atirou contra a própria cabeça.

De acordo com a polícia, o atirador usou dois revólveres e tinha muita munição.

Várias das crianças foram levadas de helicópteros do Corpo de Bombeiros para o hospital Albert Schweitzer e demais unidades de emergência do Rio, como o hospital Souza Aguiar, no centro.

A escola atende estudantes com idades entre 9 a 14 anos --da 4ª a 9ª série, segundo a Secretaria Municipal da Educação. São 999 alunos, sendo 400 no período da manhã.

Após o crime, foi grande a movimentação de pessoas ao redor da escola. Muitos pais buscavam informações sobre os filhos.

O crime teve repercussão internacional. A presidente Dilma Rousseff chorou e pediu um minuto de silêncio por alunos mortos.


Reprodução/Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: