[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 21 de março de 2011

Nuvens de fumaça voltaram a sair da usina atômica no Japão







Do Jornal da Band
pauta@band.com.br

Nuvens de fumaça voltaram a sair da usina atômica no Japão que foi danificada pelo tsunami. Os trabalhadores que tentam resfriar os reatores tiveram de ser retirados da central nuclear. O governo japonês restringiu a venda de alimentos no país por causa de sinais de contaminação radioativa.

Depois da água, do leite e dos vegetais, autoridades da vigilância sanitária examinam os peixes consumidos no Japão. Substâncias radioativas foram encontradas no mar perto de Fukushima, no litoral nordeste do país. O nível era 127 vezes acima do normal. A água das torneiras já tinha apresentado sinais de contaminação até mesmo em Tóquio. Na capital, a radiação chegou pela chuva e pela poeira levada pelo vento.

O governo continua defendendo que a radiação é de baixa intensidade e não representa risco à saúde humana. Mesmo assim, a venda de alguns alimentos foi proibida. Para a Organização Mundial da Saúde, a situação é mais grave do que se pensava inicialmente.

Depois de anunciar avanços no fim de semana na usina atômica de Fukushima, engenheiros descobriram que algumas bombas de água não estão funcionando no sistema de refrigeração. As peças vão precisar ser trocadas. Os esforços para resfriar os reatores com água do mar continuam. Nuvens que saíram hoje do complexo provocaram a retirada temporária das equipes que tentam evitar o colapso da central nuclear.

O terremoto seguido de tsunami já deixou mais de 8,8 mil mortos. Autoridades acreditam que esse número vai passar de 18 mil. Só em Miyagi há 15 mil desaparecidos. O custo da reconstrução das áreas devastadas pela tragédia é estimado em US$ 235 bilhões.













LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: