[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 21 de março de 2011

Metrô de SP vai informar as condições das linhas pela internet


Aplicativo 'Direto do Metrô' informa status da operação do sistema.
Serviço também poderá ser acessado pelo celular a partir de terça-feira (22).

Do G1, em São Paulo


A partir desta segunda-feira (21), o site do metrô de São Paulo disponibilizará em seu site o aplicativo “Direto no Metrô”, onde será possível ter um panorama em tempo real da operação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. Isso facilitará as pessoas que querem se antecipar e saber o funcionamento das linhas metroviárias antes do acesso às estações.

Aplicativo direto no metro sp (Foto: Reprodução)Aplicativo direto no metro sp (Foto: Reprodução)
Em destaque na página inicial, terá uma tabela, composta por três colunas. A primeira indica o nome da linha, a segunda mostra (por um sinal que muda de cor) como está a operação e a última coluna traz por escrito a situação do momento. A coluna central faz uma analogia aos semáforos: quando o círculo aparecer em verde, a operação está normal; em amarelo, há alguma restrição; e em vermelho, sinaliza paralisação ou um problema de grande interferência.

O “Direto no Metrô” irá apontar interferências que afetem uma linha em sua totalidade. Falhas pontuais e breves não serão exibidas pelo sistema. Além disso, para saber a causa do problema, ao clicar sobre o link da terceira coluna, aparecerá o detalhamento do que está ocorrendo. Serão exibidos aos internautas o que o Metrô denomina de "incidente notável", fato que causa transtorno aos usuários e interferências na oferta de trens programada para determinado horário.

O novo aplicativo terá como base as informações vindas diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO). Quando ocorrer um problema na operação, o status da linha é passado para o “Direto no Metrô”. Assim, os usuários poderão decidir sobre suas opções de transporte antecipadamente, buscando outras alternativas em caso de anormalidade nas linhas metroviárias.

O novo serviço de informação, além de ser consultado pelo site, também poderá ser acessado pelo celular com conexão à web, a partir desta terça-feira (22), no endereço eletrônico www.metrosp.mobi, por meio do site “Metrô Mobile”, página que fornece informações para facilitar as viagens na região metropolitana.

A nova facilidade será futuramente ampliada e sob a forma de um aplicativo conhecido como “widget” (componente de interface gráfica com o usuário que, neste caso, representa uma pequena janela que fica no Desktop) será disponibilizada para download e instalação em qualquer computador e também para celulares (ambos requerem conexão com a Internet para consulta da operação comercial nas quatro linhas, em tempo real).





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: