[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 21 de março de 2011

IML de Curitiba tem 119 corpos sem identificação; câmaras frigoríficas estão lotadas


Plantão | Publicada em 21/03/2011 às 20h51m

O Globo

SÃO PAULO - O Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba, no Paraná, tem atualmente 119 corpos sem identificação ou que não foram reclamados pelas famílias . São cadáveres que estão se acumulando desde 2008. Para que os corpos possam ser enterrados é necessário alvará judicial e um local para o enterro. As câmaras frigoríficas estão superlotadas. Nesta segunda-feira, o IML sepultaria de 15 corpos e, na quinta-feira, outros serão enterrados.

- Estamos trabalhando para zerar a superlotação das câmaras frias, porque essa é uma situação que envergonha a todos nós e mostra a que ponto chegou o desmazelo com o IML - afirmou o secretário de segurança Reinaldo de Almeida César.

Nesta segunda-feira, o secretário anunciou medidas de curto e médio prazos para tentar melhorar a situação do Instituto Médico Legal de Curitiba e das 17 unidades do interior. De imediato, serão contratados temporariamente médicos legistas, peritos e auxiliares de necropsia, peritos químico-legais, toxicologistas, auxiliares administrativos e motoristas.

- O IML tem hoje 73 médicos legistas em atividade e precisa de pelo menos o dobro para ter eficiência - afirmou o secretário.

Depois de aprovado na Assembleia Legislativa o projeto de lei que corrige algumas distorções na carreira, a Secretaria da Segurança Pública vai realizar concurso público.

Em 60 dias, a secretaria promete entregar as obras das unidades do IML em Paranaguá, União da Vitória, Paranavaí e Toledo. Em seguida, haverá licitação para construção das unidades de Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

- O IML de Curitiba precisa sair do centro da cidade. Precisamos de uma sede construída de acordo com as normas ambientais e da vigilância sanitária. O projeto arquitetônico está pronto desde junho do ano passado e a obra está orçada em cerca de R$ 15 milhões. Não houve, porém, a inclusão dessa obra no orçamento de 2011. Uma solução para o processo será a contratação emergencial - explicou Almeida César.

A Secretaria de Segurança também quer recompor a frota para transporte de corpos. Serão adquiridos 25 rabecões.

- Os veículos que estão em uso não têm condições técnicas de acondicionamento e transporte dos corpos. Um deles já rodou 800 mil quilômetros. Os rabecões são muito antigos e inadequados - disse o secretário.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: