[Valid Atom 1.0]

sábado, 12 de março de 2011

Diogo Mainardi : O Brasil explicado para "coelhinhos"

Diogo Mainardi
Veja - 11/03/2011






O que é o Brasil? A diretora da escola Ex Ciliota mostrou-me um uquelele havaiano. Ela perguntou se eu poderia usar o uquelele havaiano em minha palestra sobre o Brasil. Respondi que sim: uquelele havaiano e cavaquinho brasileiro eram exatamente iguais. Foi por isso que entrei na sala de aula da escola Ex-Ciliota dedilhando um quelele havaiano e rebolando como Elvis Presley. Aloha.
Sou brasileiro. Se o tema da palestra era o Brasil, achei oportuno esclarecer imediatamente que eu era brasileiro. Os membros da plateia me olharam com desinteresse . A maior parte deles sabia de onde eu vinha. Eu era conhecido naquele ambiente. Eles me viam praticamente todos os dias. Os membros da plateia, alunos da escola Ex-Ciliota. tinham entre 2 anos e meio e 6 anos de idade, e um deles, que naquele momento estava se acomodando em meu joelho, era meu filho menor, da classe dos “coelhinhos. ".
O Brasil é grande. A diretora da escola Ex-Cilíota convidara os pais de todos os alunos estrangeiros a falar sobre seu país de origem. Uma semana antes de eu falar sobre o Brasi.l, os pais de um colega de meu filho haviam falado sobre EI Salvador. Com uma poma de chauvinismo, prossegui minha palestra dizendo que o Brasil era muito, muito grande, e que El Salvador era muito. muito pequeno. para o desconsolo de Miguelito.
O Brasil é longe. A escola Ex-Ciliota está localizada na Itália. Mais exatamente: em Veneza. O Brasil é longe de Veneza. Um "coelhinho" de 2 anos e meio pode ter uma cerra dificuldade para compreender o que é longe e o que é perto. Tentei explicar, mesmo assim. O que caracteriza o Brasil é o faro de ser um lugar distante, um lugar remoro. É seu alheamento mental, mais do que geográfico. O Brasil me parecia distante e remoro até quando eu morava no Brasil.
O Brasil tem gente de todos os tipos. Na verdade, a escola Ex-Ciliota tem gente de todos os ripas: chineses, filipinos, ingleses, argentinos, canadenses, dinamarqueses, salvadorenhos. O Brasil, no passado, já reve geme de rodos os ripas. Agora só tem gente de um tipo: que fala do mesmo jeito, que pensa do mesmo jeito e que repudia a diversidade. O Brasil se tornou o Velho Mundo.
O Brasil é quente. A temperatura em Veneza, naquele instante, era de 2 graus. Comei aos membros da plateia que, quando em Veneza estava frio, no Brasil estava quente. E que, quando em Veneza estava quente, no Brasil continuava quente. Comei também que, por esse motivo, os índios brasileiros andavam sempre nus.
Nós matamos todos os índios. Os "coelhinhos" gostaram de saber que matamos todos os nossos índios. Entendo o sentimento deles. No sábado anterior, eu levara meu filho menor ao Palazzo Ducale. Depois de ver algumas das mais importantes obras realizadas pelo homem, ele só se impressionou com o detalhe do quadro A Batalha de Lepanto, de Andrea Vicentino, em que um marujo é retratado com uma flecha enterrada no meio do cocuruto. O único feito memorável de um povo, para um "coelhinho", é conseguir exterminar outro povo.
O Carnaval explicado para "coelhinhos". Eu poderia escrever um livro intitulado "0 Brasil explicado para coelhinhos". Eu poderia escrever outro livro intitulado "A Batalha de Lepanto explicada para coelhinhos". Eu poderia escrever outro livro intitulado "O Dow Jones explicado para coelhinhos". Eu poderia encenar a série com um livro intitulado "O Carnaval explicado para coelhinhos".
O brasileiro é porco. Foi o que disse meu filho, sentado em meu joelho, quando lhe perguntei o que ele lembrava do Carnaval do Rio de Janeiro. Ele só se lembrava das latinhas jogadas na rua. Ele só se lembrava do cheiro de urina. Ele só se lembrava que o brasileiro era porco. Respondi que o Carnaval de Veneza era igual.
Atirei o pau no· gato-to. Uma das professoras me pediu que cantasse uma música brasileira. Meu filho escolheu Atirei o pau no gato. Na escola Ex-Ciliota, ensinaram-lhe outra música, cuja letra é a seguinte:
"Na ilha de Creta-ta, vive Minas-nos. Socorro! Socorro! O Minotauro-ro! O Minotauro-ro!". Compare "gato-to" a "Creta-ta". Compare "Dona Chica-ca" a "Minas-nos". Compare "morreu-reu" a "Mjnotauro-ro". A mitologia grega é enterrada como uma flecha no meio do cocuruto de meu filho. Qual é a vantagem disso? Minas é mais próximo de mim. Dona Chica é mais distante e remota. Quem meu filho mais próximo de mim.
O Brasil é ... Resolvi interromper a palestra. Eu estava falando sem parar havia mais de meia hora. Os membros da plateia bocejavam. Devolvi o uquelele para a diretora da escola e, como Elvis Presley, voltei alegremente para minha Graceland veneziana. O que é o Brasil? O Brasil é só um assumo aborrecido. Aloha.






LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: