[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ver barata em ônibus 'dá nojo', diz mulher

Passageiros reclamam de baratas em ônibus de SP

Paulistanos contam como reagem ao ver os insetos nos ônibus.
SPTrans afirma que dedetização nos coletivos é feita a cada 90 dias.

Letícia Macedo Do G1 SP


Passageira aguarda ônibus  (Foto: Letícia Macedo/G1)Analista de projetos diz que mudou de lugar ao ver barata dentro de ônibus (Foto: Letícia Macedo/G1)

Uma infestação de baratas em um ônibus de São Paulo registrada em vídeo enviado ao G1 pelo internauta Tadeu Menezes na terça não é caso isolado na capital.

A reportagem ouviu dez passageiros que circulavam por linhas de ônibus da cidade nesta quinta-feira (10). Seis disseram já ter se deparado com os insetos nos corredores de coletivos. Dois passageiros contaram ter visto os bichos na última quarta.

Bancária viu barata em ônibus na última quarta-feira (9) (Foto: Letícia Macedo/G1)Bancária viu barata em ônibus na última quarta
(Foto: Letícia Macedo/G1)

A bancária Luciana de Freitas, de 20 anos, preparava-se para descer de um ônibus que fazia o trajeto Praça da República – Terminal Sacomã, na manhã de quarta-feira, quando foi surpreendida por uma barata que subia pelas paredes do coletivo. “Uma moça me alertou que ela estava subindo pela parede. Eu me assustei e tirei a mão do apoio. Eu tive muito nojo”, afirmou a bancária. “A gente vê barata na rua, às vezes elas entram em casa pela janela, mas dentro do ônibus eu nunca tinha visto”, contou.

Já a doméstica Elineide Alves da Silva, de 29 anos, já encontrou os insetos várias vezes dentro de ônibus. Na última vez, ela estava em uma linha que fazia o trajeto Vila Madalena- Berrini. “Eu já vi grande, já vi pequena. A de ontem [quarta-feira] apareceu atrás do cobrador. Ela entrava e saia de uma brechinha. Eu fiquei só olhando para ela”, disse a passageira. “Dá nojo. É chato ficar com baratas para lá e para cá. É muita falta de higiene”, contou.

A experiência de se deparar com uma barata dentro do ônibus exige uma dose de autocontrole para os passageiros que têm medo do inseto. “Em casa, quando vejo uma barata, eu grito e chamo o meu marido para matar, mas dentro do ônibus eu tento me controlar”, afirmou a analista de projetos Kelly Vieira, de 22 anos. “A barata não era daquelas grandes, horrorosas, mas também não era pequena. Eu levantei e mudei de lugar”, disse.

Babá  (Foto: Letícia Macedo/G1)Babá (Foto: Letícia Macedo/G1)

A babá Elenita Nascimento Santos disse já ter visto baratas várias vezes. “Da última vez teve gritaria. O ônibus estava meio vazio e pessoal falava: 'Olha ela aí'”, afirmou. A passageira reconhece que muita gente joga sujeira no ônibus, mas cobra uma melhor limpeza dos ônibus. “Eles dizem que dedetizam, mas não dedetizam nada. Eles têm obrigação de manter o ônibus limpo. A gente paga e não é barato”, afirmou.

Outro lado
A SPTrans diz que a dedetização nos ônibus é realizada de 90 em 90 dias. A empresa afirma, por meio de nota, que todo veículo flagrado com o selo da dedetização vencido ou sem o mesmo é multado em R$ 180. “Na reincidência a multa dobra e a empresa paga R$ 360. Nos dois casos, ela é obrigada a refazer a dedetização. Durante o ano passado a fiscalização aplicou 1.184 multas pela falta do documento de dedetização nos ônibus da capital”, diz a nota.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: