[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EGITO ; ElBaradei pede intervenção do exército


18 minutos atrás

CAIRO (AFP) - O opositor egípcio e prêmio Nobel da Paz, Mohamed ElBaradei, pediu nesta quinta-feira ao exército que "salve" um Egito a ponto de "explodir", após o presidente Hosni Mubarak anunciar que não renunciaria.

"O Egito vai explodir. O exército tem que salvar o país agora mesmo", escreveu ElBaradei em sua conta no Twitter pouco depois de Mubarak delegar poderes ao vice-presidente Omar Suleiman, mas sem deixar a presidência.

Entrevistado pela rede de televisão americana CNN, ElBaradei denunciou "uma fraude em grande escala" por parte do presidente egípcio. "As pessoas estão chocadas aqui. As pessoas estão muito chateadas. E meu maior temor é que isto acabe em violência", declarou do Cairo.

ElBaradei acusou Mubarak de colocar o futuro do país em perigo "pela única razão de que quer se manter no poder". "É humilhante para um presidente ficar sem poder, mas apesar de tudo quer continuar sendo presidente. É uma situação impressionante", observou.

O ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica e Prêmio Nobel da Paz estimou que os egípcios não aceitarão "em nenhum caso Mubarak nem seu vice-presidente".

"Suleiman é apenas uma prolongação de Mubarak. São gêmeos. Nenhum dos dois é aceitável para o povo", insistiu.

O opositor também evocou uma "fissura evidente" entre exército e poder.

"Convoco o exército a salvar o país, para impedir que vá por água abaixo", disse.

Mais cedo, ElBaradei defendeu que Mubarak desse lugar a um conselho de três pessoas e a um governo de união nacional, em entrevistas a publicações dos Estados Unidos e Áustria.

Em uma entrevista publicada pela revista americana Foreign Policy, ElBaradei estimou que uma transição dirigida pelo vice-presidente egípcio Omar Suleiman não trará a democracia ao país, a menos que "sigamos dando pontapés no traseiro".




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: