[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

#POLITICA #DINHEIRO Site da Caixa está instável há uma semana

Início do conteúdo


Sistema de internet banking apresenta problemas ao menos desde o dia 6; banco diz que minimizou instabildiade

12 de novembro de 2010 | 17h 23
Sílvio Guedes Crespo, do Economia & Negócios

SÃO PAULO - O site da Caixa Econômica Federal apresenta problemas pelo menos desde a tarde de sábado (6).

À equipe do E&N, o banco afirmou que "devido ao aumento expressivo nos acessos ao Internet Banking, adotou novas soluções de tecnologia que já vêm minimizando eventuais períodos de instabilidade no sistema". Também disse que "não há nenhum risco para os clientes ao utilizarem o internet banking".

Mensagem no site da Caixa aos clientes que não conseguiam acessar o internet banking

Questionada pela reportagem por e-mail, a Caixa respondeu a mensagem sem informar quais eram os problemas. O banco também não deu uma previsão de data para que o sistema seja completamente normalizado.

Um cliente reclama que "ninguém do suporte tem uma previsão de quando o serviço será normalizado". Outro correntista, o jornalista Milton Nespatti, conta que, ao longo de toda a semana, não teve acesso à conta investimento nem à fatura do cartão de crédito. Só pôde fazê-lo no final da tarde desta sexta-feira, 12.

"Eu conseguia acessar o site do internet banking, mas não podia fazer nenhuma movimentação na sexta-feira [5] e no início da semana", disse o cliente Fernando Barccari. Como ele usa o site com frequência, acredita que percebeu o problema logo de início. Barccari entrou em contato com a Caixa, mas foi informado que o site voltaria a normalidade na quarta-feira 10, o que não ocorreu.

'Vulnerabilidade'

O site da Caixa apresentou um caso de leve vulnerabilidade nos últimos dias. Um arquivo eletrônico em formato txt que lista o nome de todos os arquivos e pastas do site do banco acabou indo parar na internet.

O fato de o arquivo ter sido exposto publicamente representa "uma vulnerabilidade, mas não é grave", avalia o professor de segurança de dados Routo Terada, do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

Um especialista poderia usar o arquivo, por exemplo, para "alterar algumas palavras que aparecem para o correntista", diz Terada. "Poderia pôr um palavrão, fazer molecagem, mas não seria útil para quem quer ver o saldo de alguém ou cometer uma fraude", explica. O arquivo foi descoberto pelo consultor Marcos Flávio Araújo Assunção, por meio de uma busca avançada pelo Google.

Em relação a esse caso de vulnerabilidade, a Caixa disse que "não representa qualquer perigo ou ameaça ao sítio da Caixa ou a seus usuários, pois se trata tão-somente de informação destinada a apoiar, se necessário, a administração da página do banco na Internet".




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: