[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 18 de março de 2010

Prefeitos e moradores reclamam do parque Altos da Mantiqueira

Quarta-feira, 17 de março de 2010 - 22h21


Da Redação, com informações do Jornal da Band

brasil@eband.com.br

Prefeitos e moradores de cidades que podem ter áreas desapropriadas para a criação do Parque Altos da Mantiqueira tentam modificar a proposta, pois temem perder os imóveis. Algumas construções foram construídas seguindo todos os critérios exigidos por leis ambientais, mas ainda assim correm risco.

O Parque Nacional Altos da Mantiqueira tem o objetivo de preservar as áreas de Mata Atlântica nas divisas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Abrange áreas de 16 municípios, sendo dez deles só no Vale do Paraíba. O Parque terá 86 mil hectares, o equivalente a 90 mil campos de futebol.

Pela proposta inicial, Guaratinguetá seria uma das cidades mais atingidas no Vale do Paraíba. Cerca de 20% da área total do município passaria a fazer parte do novo parque.

Pela primeira vez, todas as partes envolvidas na questão, governo federal, prefeituras, entidades e organizações da sociedade civil estiveram reunidas. Alguns moradores já se mobilizaram para encaminhar a proposta de um novo desenho para o parque. Segundo o secretário de Meio-ambiente de Guaratinguetá, está prevista para o próximo dia 30 uma nova reunião para que as prefeituras apresentem os levantamentos das áreas que podem ser afetadas.





LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters