[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 18 de março de 2010

Manifestação contra divisão dos royalties do petróleo reúne 120 mil no centro do Rio


Da Redação, com Agência Brasil

brasil@eband.com.br

O centro do Rio de Janeiro parou na tarde desta quarta-feira com a manifestação contra a emenda Ibsen Pinheiro, que redistribui os royalties do petróleo entre os Estados da Federação. Com a emenda, aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 10, o estado do Rio perderá R$ 7 bilhões anualmente. Segundo a polícia do Rio, 120 mil pessoas participaram do protesto.

A concentração na Candelária começou às 15h, mas desde o início da tarde caravanas de ônibus de cidades do interior do Estado chegavam trazendo pessoas para participar do protesto. Todas as prefeituras se engajaram no ato em repúdio à emenda que prejudica diretamente o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

O governador Paulo Hartung, do Espírito Santo, também enviou caravanas de funcionários públicos para o ato cívico. A concentração de ônibus vindos principalmente do interior, como das cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé e Quissamã, no norte do Estado, congestionou a ponte Rio-Niterói. Dezenas de ônibus vindos do Norte Fluminense ficaram retidos na Rodovia Niterói-Manilha, principal acesso à ponte.

Shows

A avenida Presidente Vargas ficou em situação caótica. Os ônibus urbanos vindos da zona norte tiveram de estacionar ao longo das pistas lateral e central e não conseguiram seguir viagem. Os passageiros seguiram a pé.

Os guardas municipais deslocados para controlar o trânsito ficaram perdidos, sem condições de orientar os motoristas. Milhares de estudantes da rede de ensino estadual também participaram da manifestação, trazidos de ônibus cedidos pelas empresas.

O governador Sérgio Cabral, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, os senadores Marcelo Crivella e Francisco Dornelles, além de artistas, participam da manifestação. Haverá também, na Cinelândia, shows com o grupo Revelação, Alcione, Neguinho da Beija-Flor e Fernanda Abreu. A festa cívica está programada para terminar às 22 h.






LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters