[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Protesto contra enchente bloqueia Ayrton Senna nos dois sentidos


Publicidade

da Folha Online

Um protesto com cerca de 200 pessoas bloqueia a rodovia Ayrton Senna nos dois sentidos, na altura do km 30 desde às 22h30 desta terça-feira, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual.

Mais um dia de enchentes, após a forte chuva que atingiu São Paulo na tarde desta terça-feira, é o motivo da manifestação dos moradores da região --próxima ao Jardim Romano, na zona leste. O bairro sofre com as enchentes desde dezembro.

De acordo com a polícia, os manifestantes colocaram fogo em pneus e pedaços de madeira, há carros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar no local.

O conselho da polícia é que o motorista evite a região.

Chuvas

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, registrou nesta terça-feira (27) mais um recorde das chuvas que atingem a região metropolitana desde o início do ano.

Desde o dia 1º de janeiro até as 19h de hoje, a chuva acumulada em São Paulo foi de 419,5 mm (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado), índice acima do mês mais chuvoso dos últimos 15 anos, fevereiro de 1995, que registrou 407,7 mm. No domingo (24), a medição do CGE já colocava este mês como o janeiro mais chuvoso desde o início de seus registros, em 1995.

A precipitação acumulada na capital representa um valor 75% acima da média prevista para o mês, que era de 239 mm. Somente nesta terça-feira choveu em média 37 mm, segundo o CGE.

Chuva acumulada em cada região nesta terça:

Zona norte: 43 mm
Zona oeste: 40,6 mm
Centro: 38,2 mm
Zona leste: 36 mm
Zona sul: 30,3 mm

USP

Na última quinta-feira (21), a Estação Meteorológica da USP (Universidade de São Paulo), localizada na Água Funda, zona sul de São Paulo, registrou o maior volume acumulado de chuva nos meses de janeiro desde que a medição foi iniciada, em novembro de 1932.

Desde o dia 1º até as 7h do dia 21, a estação havia registrado 452,8 mm --índice superior ao registrado no janeiro mais chuvoso, com 424,9 mm em 1989.

Segundo Edvaldo Mendes, técnico de laboratório da estação, as chuvas de verão são caracterizadas por pancadas isoladas, portanto é normal que haja diferença entre as diversas estações meteorológicas que registram precipitação de chuva.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters