[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ligação de chefs com utensílios domésticos é tema de exposição em SP



RAFA SANTOS
Colaboração para a Folha Online

Alexandre Almeida/Divulgação
Chef Fabiana Caffaro escolheu no tostex que pertencia a sua mãe para a exposição
Chef Fabiana Caffaro escolheu o tostex que pertencia à sua mãe para a exposição

Explorar a relação de chefs de cozinha com utensílios domésticos. Essa é a proposta de uma exposição que fica em cartaz até o fim de abril no Café Journal --misto de bar, restaurante e tabacaria na região sul da capital paulista.

Denis Rezende, 33, sócio-proprietário da casa, afirma que a ideia surgiu de modo despretensioso em uma reunião de amigos. "Mantemos contato com chefs de outra casa sempre para trocar ideias e falar sobre mercado, em uma dessas reuniões decidimos montar a exposição", explica.

A proposta, aparentemente simples, reúne oito chefs de cozinha que vêm despontando no cenário gastronômico paulista. Nomes como Andrea Kauffman, Benny Novak, Daniela França Pinto, Fabiana Caffaro, Leonardo Botto, Mariana Valentini, Rodrigo Oliveira e o chef do Café Journal, Ivan Achcar.

Alexandre Almeida/Divulgação
Chef Ivan Achcar posa ao lado do rolo de macarrão que pertenceu a sua bisavô
Chef Ivan Achcar posa ao lado do rolo de macarrão que pertenceu a sua bisavô

Entre os objetos que compõem a exposição estão itens que remetem a história pessoal de cada um dos chefs. O rolo de macarrão de sua bisavó foi escolhido por Achcar, 33. "Meu bisavó mandou fazer um rolo de macarrão para minha bisavó e como ninguém da minha família, além de mim, tem o costume de fazer massa caseira, acabei herdando a peça", explica.

Entre os itens expostos estão a grelha de ferro de Andrea Kauffman, o moedor de carne de Benny Novak (que pertenceu à bisavó da Polônia); o maçarico de Daniela França Pinto e o pilão de madeira de Rodrigo Oliveira.

Todavia, nem todos os utensílios podem ser usados em uma cozinha profissional. A chef Fabiana Caffaro, 30, por exemplo, escolheu um tostex que pertenceu à sua mãe. "Não é uma coisa que eu uso no restaurante, mas faço sanduíches na minha casa todos os dias com esse tostex", conta.

Além das peças, também estão expostas fotografias de cada chef e receitas que podem ser preparadas com cada um dos utensílios.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: