[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Perita do caso Isabella usou anestésico cirúrgico antes de depor, diz promotor


Publicada em 17/09/2008 às 19h11m

Fabiana Parajara, O Globo Online

Delma Gama: promotor diz que ela tomou anestésico antes de depor - Arquivo - Diário de S. Paulo

SÃO PAULO - A perita Delma Gama, contratada pela defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, tomou um anestésico cirúrgico antes de depor sobre a morte da menina Isabella Nardoni. Depois de faltar a duas audiências e ser detida por desobedecer a uma ordem judicial, Delma compareceu ao Fórum de Salvador, na Bahia, na sexta-feira passada, dia 12 de setembro, mas desmaiou antes de começar a depor. Ela foi socorrida no posto médico da casa e o juiz Cássio Miranda determinou que fosse feito um exame toxicológico na perita para saber se ela se dopou de forma premeditada para evitar o depoimento. A perita chegou a ser detida.

- O laudo do exame ficou pronto e confirmou que ela não havia usado um medicamento específico para algum problema de saúde. Conversamos com um médico perito e ele confirmou que a substância usada por ela é um anestésico muito usado em centros cirúrgicos - afirmou o promotor Jânio Braga, que não soube dizer o nome correto da substância.

Por causa do laudo positivo, o Ministério Público deve determinar nos próximos dias a abertura de um inquérito para investigar se Delma Gama tentou atrapalhar o andamento da Justiça, protelando seu depoimento.

- Vamos investigar os atestados médicos apresentados por ela para não comparecer a duas audiências e todo o comportamento da perita. Há testemunhas dizendo inclusive que ela simulou o desmaio, já que usou a mão para reduzir o impacto com o chão, protegendo o rosto - afirmou Braga.

Testemunha polêmica

De acordo com ele, o comportamento de Delma aponta para uma "manobra no sentido de enganar a Justiça". Delma foi contratada pela defesa do casal Nardoni para contestar o laudo oficial do Instituto de Criminalística de São Paulo. Os dois são acusados pelo crime.

A perita Delma Gama deveria ter prestado depoimento no dia 8 de setembro e não compareceu. Em seguida, uma perícia médica determinada pela Justiça a procurou. De acordo com os policiais, quando o médico escrevia o laudo, dizendo que ela tinha condições de prestar depoimento e não foi, a perita fugiu de carro com o filho ao volante. Ainda de acordo com a polícia, os dois teriam agredido verbalmente os policiais e jogado o carro contra eles.

Delma foi encontrada em uma clínica no bairro da Graça sob efeito de sedativos. Segundo a polícia, ela teria se internado alegando dores no corpo, tomou remédios sedativos receitados pelo médico Carlos Lima e dormiu. Policiais ficaram de plantão no local até que ela tivesse alta e a conduziram até a delegacia na terça, onde prestou depoimento por desobediência, já que era a segunda audiência a que faltava. Nas duas ocasiões, a perita alegou motivos de saúde e apresentou atestados médicos, que serão investigados durante o inquérito que deve ser aberto.

- Pela quantidade de atestados, nem sei como ela está viva - ironizou o promotor, na época da detenção da perita.

Na última sexta-feira, antes de Delma desmaiar, o juiz interrogou o perito médico Eduardo Lopes, enviado para examiná-la. O médico revelou que Delma tinha condições de prestar depoimento nas vezes em que foi intimada.

O promotor responsável pelo caso Isabella, que saiu de São Paulo para acompanhar o interrogatório da perita, protestou. Ele alega que o tempo gasto para ouvir Delma Gama foi maior do que o empregado para ouvir as outras 48 testemunhas. Segundo o promotor, os advogados de Alexandre e Anna Carolina podem estar obstruindo o processo para conseguir a liberdade dos clientes.

Depois do depoimento, que durou uma hora e quinze minutos, o advogado que acompanhava Delma, Rogério Neres - que também faz parte da defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá - condenou o tratamento dado à perita.

- No nosso humilde entender, está havendo um tratamento desnecessário e desumano para com a doutora Delma - disse Rogério Neres, já que ela havia se queixado de dores durante o depoimento. Ela chegou a ser repreendida pelo juiz, que chamou de "simulação" as reclamações da perita e mostrou impaciência com ela.

Perita do caso Isabella desmaia e depoimento é suspenso

Publicada em 12/09/2008 às 15h24m

iBahia, Fabiana Parajara, O Globo Online

Perita durante coletiva do caso Isabella. Foto: DISP

SÃO PAULO - A perita Delma Gama desmaiou durante o depoimento que deveria ter prestado nesta manhã sobre a morte da menina Isabella Nardoni. O juiz Cássio Miranda determinou a suspensão da audiência, que será retomada nesta tarde. De acordo com a 1ª Vara do Júri, a perita foi levada para o posto médico do fórum, onde permanece sob observação. O depoimento será retomado a partir das 15h. Um exame toxicológico da perita foi determinado pelo juiz.

Delma foi contratada pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para contestar o laudo oficial do Instituto de Criminalística de São Paulo. Os dois são acusados pelo crime. A perita Delma Gama, que foi detida na terça-feira por desobedecer a uma ordem judicial para depor sobre o caso da menina, já faltou a dois depoimentos. Ela alegou motivos de saúde.

O juiz Cássio Miranda determinou que a perita seja submetida, ainda hoje, a um exame toxicológico no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues. O objetivo dele é saber se a testemunha compareceu dopada ao salão do júri.

Ainda nesta manhã, o juiz interrogou o perito médico Eduardo Lopes, enviado para examinar a perita baiana Delma Gama, que alegou problemas de saúde para não comparecer às duas primeiras convocações feitas pela justiça. O médico revelou que Delma tinha condições de prestar depoimento nas vezes em que foi intimada.

- Parece que estão tentando protelar, mais uma vez, a audiência. Só que eu vou cumprir o meu dever - disse o juiz Cássio Miranda.

O promotor responsável pelo caso, que veio de São Paulo para acompanhar o interrogatório da perita, também protestou.

- O tempo que demoramos para ouvir 48 testemunhas foi inferior ao tempo que estamos levando para ouvir esta testemunha. Então, este processo já deveria estar na fase final objetivando apresentar uma resposta rápida à sociedade brasileira - disse .

Detenção

Delma deveria ter prestado depoimento na segunda-feira e não compareceu. Em seguida, a perícia médica foi determinada pela Justiça e procurou Delma. De acordo com os policiais, quando o médico escrevia o laudo, dizendo que ela tinha condições de prestar depoimento e não foi, a perita fugiu de carro com o filho ao volante. Ainda de acordo com a polícia, os dois teriam agredido verbalmente os policiais e jogado o carro contra eles. Delma foi encontrada na noite de segunda em uma clínica no bairro da Graça sob efeito de sedativos. Segundo a polícia, ela teria se internado alegando dores no corpo, tomou remédios sedativos receitados pelo médico Carlos Lima e dormiu. Policiais ficaram de plantão no local até que ela tivesse alta e a conduziram até a delegacia na terça, onde prestou depoimento por desobediência.



Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: