[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Paulistano poderá consultar trânsito pela internet

A partir desta quinta, motoristas poderão consultar a página da CET.
Site mostra situação do trânsito na capital paulista minuto a minuto.


A Companhia de Engenharia do Tráfego (CET) divulgou nesta quinta-feira (18) o calendário da Semana Nacional do Trânsito. A grande novidade da semana, que começou nesta quinta e vai até a quinta-feira (25), é a abertura do site Trânsito Agora para o público.

A página na internet foi criada há um ano, mas até agora estava disponível apenas para a imprensa. O site mostra as condições do trânsito na capital paulista em 835 km de vias monitoradas pela CET. A página traz o mapa da fluidez, com o índice de lentidão atualizado minuto a minuto, os principais acidentes, percentual de lentidão no tráfego por região e as tendências de trânsito para última. Todas essas informações ficarão sempre disponíveis aos motoristas a partir desta quinta.

A CET também aproveita a semana para inaugurar uma estação de inspeção veicular gratuita. No espaço, aberto na terça-feira (23), os motoristas poderão certificar as condições de cerca de 70 itens mecânicos e de segurança dos veículos. A inspeção seguirá as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e deverá durar cerca de 15 minutos. Serão analisados por técnicos itens do veículo como correias, suspensão, embreagem, equipamentos obrigatórios, sinalização, motor e sistemas complementares, sistema de direção, freios e iluminação e a medição das emissões de gases poluentes.

Ao final da inspeção dos técnicos, será emitido um laudo informando quais os itens do veículo precisam ser reparados e uma indicação de um centro automotivo ou mecânico de confiança. O serviço irá funcionar no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (CETET), na Avenida Marquês de São Vicente – 2154, de segunda á sexta, das 9h às 17h, durante uma semana por mês em datas que serão divulgadas pela CET.

Para os motociclistas, a CET também irá realizar, entre os dias 23 e 25, das 8h30 às 16h30, um check up gratuito para as motos. Além de avaliar as condições mecânicas dos veículos e dos capacetes, no local serão promovidos cursos de pilotagem defensiva. Também serão dados descontos na compra de peças ou no pagamento de serviços e haverá sorteios de brindes como capacetes, blusões, botas e coletes.

Campanhas educativas

A Campanha também terá o foco voltado às crianças e aos adolescentes. Também no CETET serão promovidos cursos e atividades dirigidas a alunos da 1ª a 9ª séries. As atividades abrangem gincanas educativas, teatro de fantoches, jogos e simulações.

Alunos dos cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia terão a oferta de cursos de treinamento de conscientização sobre a importância de trabalhar continuamente a educação no trânsito.

Peças de teatro serão montadas e apresentadas nas praças da Sé e do Patriarca e na Subprefeitura de Cidade Tiradentes.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: