[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Veja perfil de Luiz Fernando Carvalho


Publicidade

da Folha Online

"Hoje É Dia de Maria" (2005), minissérie da TV Globo que revolucionou vários padrões no gênero e toda uma concepção de estética na teledramaturgia nacional, é uma das obras de maior destaque do cineasta carioca Luiz Fernando Carvalho, que buscou na atmosfera onírica e na linguagem circense, de inspiração popular, e causou verdadeira ruptura estilística com o tom naturalista, banalizado, mas consagrado, das produções televisivas.

Patrizia Giancotti/Divulgação
O cineasta Luiz Fernando Carvalho, que participa da 6ª edição da Flip
O cineasta Luiz Fernando Carvalho, que participa da 6ª edição da Flip

Sua estréia no cinema, com "Lavoura Arcaica" (2001), filme baseado na obra homônima de Raduan Nassar, lhe rendeu dezenas de prêmios no Brasil e no exterior. De formação quase autodidata, Luiz Fernando usou tão somente a linguagem poética do autor de Pindorama para conceber o seu roteiro: o resultado é uma verdadeira experimentação entre linguagem verbal e visual, esta última a cargo do seu diretor de fotografia Walter Carvalho.

Para a televisão, apesar de ter também dirigido a minissérie "Os Maias" (2001), de Eça de Queirós, e da novela de sucesso "O Rei do Gado" (1996), é impossível não desvincular a imagem de Luiz Fernando da minissérie "Hoje É Dia de Maria", baseada em contos populares publicados por Câmara Cascudo. O excesso barroco que caracteriza a fotografia, o trabalho de preparação especial dos atores, ajudaram a recriar um imaginário popular que parecia deixado de lado.

No debate promovido pela mesa 18 da Flip, "Papéis Avulsos", Luiz Fernando deve falar, além de suas obras anteriores, do desafio de transformar o clássico "Dom Casmurro" (1899) na minissérie "Capitu".

Fonte: Flip

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: