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quinta-feira, 3 de julho de 2008

Problema em rede prejudica usuários do Poupatempo em SP


Usuários tiveram de voltar para casa sem os documentos na manhã de quinta-feira (3).
Metade da rede de sistemas do governo de São Paulo está fora do ar, diz Prodesp.
Luciana Bonadio Do G1, em São Paulo

Foto: Luciana Bonadio/G1
Luciana Bonadio/G1
No Poupatempo de Santo Amaro as pessoas estão sendo orientadas a ligar depois para saber quando sistema vai voltar (Foto: Luciana Bonadio/G1)

Alguns usuários que foram ao posto do Poupatempo em Santo Amaro, na Zona Sul da capital, tiveram que voltar para casa sem os documentos na manhã desta quinta-feira (3). O motivo é um problema que atinge a rede do governo estadual e prejudica serviços públicos, como licenciamento de veículos e retirada da carteira de identidade.

Metade da rede de sistemas do governo do estado de São Paulo está fora do ar, segundo informações da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Segundo a assessoria de imprensa da Prodesp, o problema é com o serviço da Telefônica e começou na quarta-feira (2) em alguns pontos. Em nota, a empresa disse que “uma ocorrência técnica em alguns equipamentos está afetando parcialmente sua rede de transmissão de dados”.

Usuários do Speed, de acesso à internet, de várias regiões de São Paulo também estão sem o serviço. Consumidores de Vila Mariana, Butantã, Itaquera, Penha e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, reclamam que são afetados pelo problema desde a noite de quarta-feira (2).

No Poupatempo

A falta de sistema prejudica muitos usuários, que são orientados na unidade do Poupatempo em Santo Amaro a ligar para saber quando os serviços poderão ser retomados. Estão parados os serviços de retirada de documentos, de carteira de habilitação, licenciamento de veículos, entre outros. No entanto, ainda estão funcionando a secretaria de empregos, o posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os Correios, a Telefônica, a Sabesp e o serviço de antecedentes criminais.

O assistente jurídico Rômulo Freire, de 33 anos, foi ao Poupatempo renovar a carteira de habilitação e tirar o RG da filha de 5 anos. "Eu tirei um dia de folga e vai ser descontado do meu salário. Falaram para eu ligar no 0800 porque não tem previsão de volta. Ela está precisando do documento para a escola", afirmou Freire. Ele decidiu voltar para casa e esperar o retorno do sistema. "Eu vou ligar e, se estiver funcionando amanhã, vou pedir folga em meio período para resolver."

Já o motorista Cristino Marcos de Morais, de 33 anos, disse que irá esperar o retorno dos serviços no posto. A família irá viajar para Minas Gerais e ele precisa licenciar o veículo. "Estou com a família no carro para viajar, só estou esperando isso. Vou esperar, senão não posso ir viajar. Se o guarda pegar, é complicado", disse.

Outro que atrasou o licenciamento do carro e foi ao Poupatempo nesta quinta-feira (3) foi o também motorista Antônio Carlos da Silva, de 43 anos. "Eu precisava, porque senão o carro não roda. Venceu mês passado e eu esqueci", contou. Como trabalha com o veículo, ele está impossibilitado de fazer serviços por causa da falta do documento.

Os usuários do Poupatempo podem obter informações sobre os serviços disponíveis e a volta do sistema pelo telefone 0800 772 3633. A ligação é gratuita. Além do Poupatempo, o problema atinge principalmente delegacias em todo o estado e também unidades de outras secretarias estaduais.

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